terça-feira, 3 de maio de 2016

Serra da Bocaina


Que tal conhecer essa região adorável e de clima agradável?

A Serra da Bocaina fica na divida dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, composta por rica vegetação, fauna, flora, hidrovias, etc., proporcionando ao visitante experiência incríveis.

É ótima para quem curte trilhas, sejam de moto, carro, bicicleta ou caminhando, tem paisagens de encher os olhos e ainda por cima é uma região gastronomicamente apetitosa.

A Serra da Bocaina abrange a parte alta e a parte baixa, a primeira na parte alta da Mata Atlântica, no município de São José do Barreiro (SP) e a parte baixa, no litoral, em Paraty (RJ).



Conheci a parte alta, ficando hospedada em São José do Barreiro, cidade de 4 mil habitantes, no Vale do Paraíba, nas proximidades da divisa do estado de São Paulo.

A cidade foi fundada no século XVII, como ponto de passagem dos tropeiros que faziam a viagem entre as Minas Gerais e os portos de Mambucaba e Paraty, já n o litoral, para escoar o ouro extraído. 

O então arraial era conhecido como "Barreiro", não entendeu porque, deixa chover que você entenderá!!!



Lá também existia a pequena capela de São José, logo o arraial foi elevado a município, em 1859, passando a se chamar São José do Barreiro.

A cidade também viveu tempos gloriosos na época do café, tendo ainda belas fazendas para contar história e fazer belas fotos.



O povo é hospitaleiro e acolhedor, aquele misto entre interior paulista e minas, dando um toque todo especial a quem visita a cidade.

Atualmente a economia é baseada no turismo ecológico e na agricultura.

Ainda tem o maravilhoso Parque Nacional da Serra da Bocaina, com sua área preservada, com trilhas belíssimas, cachoeiras e vegetação de tirar o fôlego.



A estrada que leva o visitante de São José do Barreiro ao PNSB é a Francisca Mendes Ribeiro, é uma bela serra sinuosa, com trechos alternando entre terra, brita e asfalto, mas sem traumas é possível fazer seus não mais que 30 km, curtindo a vista.



A impressão que tive ao fazer o percurso completo entre o PNSB e SJB era de estar nas estradas européias, mas nos trópicos. Vale a visita.

Se tiver um veículo 4x4, souber navegar e curtir belas trilhas, esse é o lugar!!! Cortar fazendas, estradas rurais, subindo montanhas, atravessando rios e ainda se divertir muito, não é para todos.



No fim do dia ainda é possível curtir uma cerveja artesanal no Rancho São José do Barreiro, na praça da igreja, comendo deliciosos petiscos e fechar com chave de ouro a noite com um belo brigadeiro.



A região possui alambiques, laticínios, produção de biscoitos caseiros, cervejaria artesanal e muito mais.

Ah, em noites e lua cheia é possível apreciar a noite clara e curtir a vida a dois...


* Fotos acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!