quinta-feira, 5 de maio de 2016

Nise: O Coração da Loucura

Recomendo o filme brasileiro "Nise: O Coração da Loucura", com Glória Pires e grande elenco, com direção de Roberto Berliner, em cartaz nos cinemas.

O filme retrata com doçura e firmeza a trajetória da psiquiatra Nise da Silveira, médica arretada de Alagoas, que enfrentou com maestria o machismo dos anos 40, em um ambiente dominado pela insanidade dos seus colegas médicos.




Basicamente o filme acontece dentro do hospital psiquiátrico de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, hospital esse onde as pessoas vitimadas com distúrbios mentais de toda natureza eram abandonadas por seus familiares.



As cenas chocam pelo realismo e pelas mazelas humanas, retratadas sem melindres, mostrando como esses pacientes eram marginalizados pela sociedade e pelos médicos.



A psiquiatria  é uma especialidade médica que evoluiu muito, mas a duras penas, submetendo indevidamente muitas pessoas a choques e lobotomias desnecessárias, mas quem se importava com pacientes marginalizados e abandonados?

Dra. Nise da Silveira se importava e muito com cada um deles e fez a sua parte, revolucionando o tratamento psiquiátrico, introduzindo o tratamento humanitário com a ajuda da arte, explorando o inconsciente dos seus pacientes, tratados como clientes.



Vale a pena ver o filme e pesquisar um pouco mais sobre a vida dessa mulher, que nos deixou em 1999, mas não sem antes deixar um legado infinito.

* Fotos: Extraídas da página do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!