terça-feira, 23 de junho de 2015

Conhecendo Um Pouco Mais o Inverno

Bom, que as estações do ano estão divididas entre Primavera, Verão, Outono e Inverno não há dúvidas, mas daí a sabermos quando cada estação começa e termina é outra história. No Brasil não temos as estações tão definidas como em outras localidades, mas sentimos bem as diferenças entre inverno e verão e isso nos basta. Será mesmo?!

O eixo de rotação da Terra é inclinado de 23,5° em relação normal ao plano da translação da Terra.  Por isso, ora um hemisfério está voltado para o Sol e seis meses depois é o outro hemisfério que está voltado para o Sol.

Essas posições da Terra em relação ao Sol são conhecidas como Solstícios: Solstício de Verão para o hemisfério voltado para o Sol e  Solstício de Inverno para o hemisfério voltado contra o Sol. Com isso, um mesmo solstício é chamado de Solstício de Inverno em um hemisfério e de Verão no outro hemisfério e vice-versa.

Entre os Solstícios, temos posições intermediárias, conhecidas como Equinócios, onde os dois hemisférios estão simetricamente dispostos em relação ao Sol: Equinócio de Primavera para o hemisfério que está indo do Inverno para o Verão e Equinócio de Outono para o hemisfério que está indo do Verão para o Inverno.

Tudo isso pra quê? Para que algumas aprendam e outras relembrem como funcionam as estações do ano e suas consequências na vida da gente.

Estamos no Inverno no hemisfério Sul, com isso passamos pelo Solstício de Inverno no dia 21/06/15, exatamente às 13h38min os raios solares atingiram o  hemisfério Sul da Terra menos diretamente do que nos outros dias do ano, marcando o início do Inverno no hemisfério Sul e do Verão no hemisfério Norte.




Esta data também é conhecida por ser a maior noite do ano. O maior dia do ano é na data do início do Verão, no solstício de Verão, e a duração igual do dia e da noite acontece nos equinócios.



Não é porque estamos em pleno Inverno, estação que desbancamos dos nossos armários aquelas botas de canos longos, casacos, gorros e cachecóis que devemos esquecer que nessa época do ano temos os dias muito bonitos, com poucas nuvens no céu e por isso mesmo com os raios solares atingindo a Terra com o máximo de sua inclinação, ao contrário do Verão, quando os raios caem sobre a superfície terrestre quase verticalmente. Na figura abaixo dá pra entender exatamente do que estamos falando:




Tudo bem que a quantidade de energia transferida por área é menor no Inverno, mas mesmo assim o sol brilha lindamente e com os dias com tão baixo índice de umidade relativa do ar fica quase impossível não sofrer os efeitos da estação.


A dica é conhecida de todas, mas nem sempre observada, hidrate-se abundantemente, beba muitos líquidos, mas não esqueça da águia, ela é vital pra a manutenção do equilíbrio do seu organismo.

Boa opção para as noites mais frias é o consumo de sopas e caldos, que são excelentes fontes de água, bem como os chás, mas cuidado com os acompanhamentos, podem representar um acréscimo calórico desnecessário e suficientes pra comprometer sua  silhueta.

Usar bons cremes e hidratantes também já abordamos aqui no blog, não esquecer do filtro solar, das mãos sempre expostas, lábios e orelhas, mas sinceramente, você cuida dos seus olhos nessa época?!

As inflamações e infecções oculares são muito comuns nessa época, porque a umidade relativa do ar está muito baixa, então não deixe de manter seus olhos lubrificados com soro fisiológico e em casos de coceiras consulte sempre um médico especialista, nada de usar aquele colírio esquecido no seu banheiro.



Outra dica muito útil não apenas para os olhos, mas para a região dos olhos, é sempre que estiver em ambiente com muita claridade e raios solares usar óculos de sol.

A dica quente mesmo não é a de usar óculos de sol, mas de usar os óculos certos: grandes para proteger toda a região, evitando assim que você force a expressão do rosto e mantendo a musculatura do rosto sempre livre de contrações e a pele sem a formação de rugas de expressão.

Aproveite que a moda nos oferece diferentes modelos, nas mais variadas padronagens e escolha o seu preferido, eu tenho vários e os coordeno com meu visual.







Além de divertido e descolado, é muito útil, mas não se arrisque comprando óculos de baixa qualidade, sua visão pode ficar comprometida com o uso continuado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!