segunda-feira, 18 de maio de 2015

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Muito se ouve falar do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mas pouco se sabe sobre a escolha dessa data e muito menos se faz para combater e punir os abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Então vamos lá, há 42 anos, no mesmo dia 18 de maio, só que de 1973, a menina Araceli Crespo saiu de casa, no estado do Espírito Santo, para ir à escola e nunca mais voltou. 

Araceli tinha apenas 8 anos quando  foi raptada, drogada, estuprada, violentamente assassinada e, por fim, teve seu corpo carbonizado e jogado em um terreno atrás de um hospital, na cidade de Vitória/ES.

O crime chocou o Brasil e continua chocando, tendo em vista que o caso nunca foi efetivamente esclarecido e os acusados por tal barbárie foram absolvidos.

Os acusados são de famílias influentes do Espírito Santo, foram condenados em 1ª Instância, mas absolvidos em sede de recurso. Houve divergências entre o entendimento dos juízes de 1ª e 2ª Instâncias, quanto a existência de provas suficientes que comprovassem a autoria do crime.

Para maiores informações e histórico jornalístico do caso: clique aqui.

Em 2000, por força da Lei 9970/00, o dia 18 de Maio foi transformado no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

Não apenas neste dia, mas pela memória de Araceli e de tantas outras crianças e adolescentes que sofrem com a violência sexual, ajude nessa causa, faça a diferença. 

Proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual. Denuncie. Disque 100.

* Foto: Arquivo/A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!