terça-feira, 31 de março de 2015

Torre Eiffel: 126 Anos

Hoje, 31 de março de 2015, completam-se 126 anos da abertura ao público da Torre Eiffel, parabéns para os engenheiros envolvidos no projeto.

*Foto Viviane Sartorato

Para quem não conhece ainda, a Torre Eiffel é um marco da cidade de Paris e vale a pena ser conhecida de perto e observada de longe, já que é um destaque visto de muitas localidades diferentes da cidade.

Ela fica em Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 e pode ser contemplada em todo seu esplendor tanto nas famosas subidas, quanto à distância, como panorama de cartão postal quando vista de Montmartre, por exemplo.

A Torre começou a ser construída em 28 de janeiro de 1887 e foi finalmente inaugurada em 31 de março de 1889, um presente pelo primeiro centenário da Revolução Francesa.

 * Foto Wikimedia

Ela é feita de aço forjado e foi projetada por Maurice Koechlin, Émile Mouguier e Gustave Eiffel, a quem este último emprestou o nome para a Torre.

A Torre foi considerada durante 41 anos a maior construção do mundo em altura,  com 324 metros, perdendo o seu título para o arranha-céu Chrysler Building, de Nova York. 

No entanto, o título de maior construção de Paris foi mantido por muitas décadas, até a construção da torre de transmissão militar em Saissac, que também perdeu seu título de majestade das alturas para o viaduto Millau, com 343 metros.

A Torre pode ter perdido seu título de maior construção em altura, mas não sua majestade, compartilhando com a ex primeira ministra britânica o apelido de "La Dame de Fer", très chic!!!

Particularmente aprecio muito a construção e todo seu esplendor, é um cartão postal e um dos locais mais fotografados do mundo. Estar embaixo da Torre e olhá-la daquele anglo é impressionante.

 * Foto Viviane Sartorato

Assim como subir seus 1.665 degraus, que muitos preferem "pular", utilizando o elevador, mas sugiro que pelo menos até o primeiro andar seja feito de escada, apreciando a paisagem e a temperatura ambiente.

Enfim, parabéns para La Dame de Fer !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!