terça-feira, 18 de março de 2014

Talharim de Abobrinha

Atendendo  pedidos, segue minha receita de talharim de abobrinha, fácil, saudável e sem carboidrato:

Ingredientes (porção para 4 pessoas):

2 Abobrinhas brasileira

Preparo:

Lave bem as abobrinhas, corte-as no sentido do comprimento, por isso quanto mais comprida for a abobrinha, melhor.

Corte-as em tirinhas bem finas, imaginando que estas farão as vezes do talharim, depois corte cada tira em tiras mais finas, até fazer o talharim (veja a foto que fica mais fácil).

Levar a abobrinha em formato de talharim para cozinhar no vapor, antes que me pergunte como fazer isso, aqueça 3 dedos de água em uma panela funda e grande, sobre ela coloque um escorredor de arroz ou macarrão de inox ou outro material que possa ir ao fogo, dentro dele coloque o talharim de abobrinha para ficar no vapor da água, cozinhando até ficar ao dente.

Atenção, não deixe cozinhar muito para não ficar muito mole, perdendo o formato e consistência de talharim.

Se for preciso, divida o cozimento em várias vezes, para que a quantidade de talharim no escorredor não seja grande, dificultando e demorando o cozimento.

Depois de cozido, monte os pratos a serem servidos, acrescentando molho de sua preferência e queijo parmesão ralado.

Dicas:

Faça um molho ao sugo e acrescente tomates cereja cortados ao meio, dá um toque todo especial no sabor e na apresentação.

Troque o parmesão por queijo fresco em cubos, assim fica mais light, mas se preferir um toque de charme, substituta por brie ou camembert .

É um prato bem leve, então aceita um acompanhamento de carne, ave ou peixe. Uma sugestão básica é o velho e bom filé, já para os menos carnívoros, um franguinho cai muito bem e para os mais aventureiros como eu, uma boa lula recheada com frutos do mar faz o par perfeito para servir aos amigos e ao paladar.

Voilà, uma prato  fácil, saudável e cheio de charme, nada ogro, diga-se de passagem, mas nem só de ogrices vive o mundo.

* Foto: internet

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