segunda-feira, 10 de março de 2014

Scooter Conectada ao iPhone: T-Scooter

Para quem gosta do mundo automotor de um modo geral e de designer, o vencedor do Red Dot Design Award 2014  batizado de T-Scooter é mais que um prato cheio, é puro deleite.

A scooter foi desenvolvida pelo designer Chen Kaiwen, do estúdio Tone Design, trazendo linha clean, praticidade para os problemas de mobilidade urbana e sustentabilidade, já que o modelo é elétrico.



O mais interessante nesse projeto vencedor é aliar os conceitos acima com a conectividade da scooter ao iPhone, sem que a Apple participasse do projeto, pelo menos é o que dizem.

A harmonia entre as linhas da scooter e as linhas adotadas pela Apple é perfeita, perceptível ao primeiro olhar.



A scooter não tem painel, em seu lugar há um case para que o iPhone do condutor seja inserido, conectando-se ao sistema da motoneta e fazendo as vezes do painel de controle. 



Outro detalhe, como o sistema permite que a câmara da parte traseira da motoneta se conecte com o iPhone, os espelhos retrovisores passam a ser dispensáveis, pois o condutor consegue visualizar todo o movimento em sua retaguarda no seu iPhone.

As imagens do entorno, bem como as informações de velocidade, carga da bateria e outras tantas também são exibidas no celular. Ainda tem compartimento para guardar o capacete.



A ideia é muito boa, além do design ser minimalista, mas vamos combinar que quem pilota motos sabe muito bem sobre o grau de concentração que se exige na condução deste tipo de veículo automotor.

Diante disso, enquanto projeto de design pode ser fantástico, enquanto solução de mobilidade urbana também, bem como de sustentabilidade, mas enquanto segurança na pilotagem...isso é outra história.

* Fotos: Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!