quarta-feira, 26 de março de 2014

Água Oxigenada Mais Que Limpa Machucados

Todo mundo já conhece a utilidade principal da água oxigenada 10 volumes, mas o que nem todo mundo imagina é que, mesmo após vencido seu prazo de validade, ela pode ainda ter muitas utilidades.

O peróxido de hidrogênio, conhecido comercialmente como água oxigenada é um líquido claro de fórmula  H2O2, que tem mais utilidades do que sonha o consumidor desavisado!!!

Por isso achei bem interessante saber um pouco mais sobre o que a água oxigenada 10 volumes pode fazer e, acredite, facilita muito a vida.

Na cozinha ela cresce e aparece:

  • salada de folhas: faça uma mistura de 1 colher (sopa) de água oxigenada e 1/2 litro de água, aplique sobre as verduras em folhas já lavadas, aguardando por 5 minutos e estarão prontas para o enxágue e serem servidas, eliminando-se todos os vermes e outras cositas mas que somente a água não foi capaz de eliminar;
  • esponja da pia: para eliminar o odor da esponja da pia, faça uma solução de uma parte de água oxigenada e uma parte de água morna, deixando a esponja de molho nessa solução por 15 minutos, depois é só enxaguar bem e de volta ao uso;
  • pias, bancadas, tábuas de carne e outras superfícies: com alto poder antisséptico, use a água oxigenada diluída em um pouco de água e borrife sobre essas superfícies, deixando secar naturalmente e
  • na geladeira: por ser antisséptica, mas não tóxica é uma alternativa para limpeza de geladeira, máquina de lavar louças, etc. Basta aplicar a água oxigenada pura ou levemente diluída em água e deixar agir por 10 minutos, passando um pano limpo para tirar o excesso e secar.
Em roupas e tecidos:

  • mancha de vinho: nada mais chato do que derrubar vinho na roupa clara! Uma boa alternativa de limpeza é aplicar sobre a mancha a solução de uma parte de detergente líquido com uma parte de água oxigenada. Deixe a mistura sobre a mancha por 5 minutos e depois lave com água morna, deixando secar bem o local afetado;
  • manchas de suor que amarelam as roupas: aplique sobre a área afetada uma solução de duas partes de água oxigenada e uma parte de detergente líquido, deixe atuando por 1 hora de depois enxágue a área com água fria e
  • manchas de sangue: o poder alvejante da água oxigenada é ótimo para remover essas manchas. Aplique a água oxigenada pura sobre a área afetada e deixe agir por 5 minutos, enxágue com água fria e repita o procedimento se necessário, até a total remoção da mancha.
Em pedras naturais e lajotas de cerâmica: 
  • sabe aquelas manchas que ficam sobre o piso? Basta fazer uma pasta misturando água oxigenada com farinha de trigo e aplicá-la sobre a área ou peça afetada. Cubra com plástico filme ou outro que mantenha a área protegida e deixe a mistura agir durante 12 horas, depois basta lavar. A dica é fazer isso no fim do dia e retirar a mistura apenas no dia seguinte.
Em tesouras de cozinha e de poda:
  • faça uma solução com uma parte de água oxigenada e três partes de vinagre, aplique-a sobre as lâminas, limpando-as bem, seque bem as lâminas e tome o cuidado de aplicar sobre elas óleo lubrificante, com isso ela fica limpa, sem bactérias e ainda lubrificada para o uso.
Para alívio de aftas e gengivas sangrando:
  • problemas com aftas ou gengiva sangrando, mas o dentista está com a agenda cheia e vai demorar uns dias para te atender? Fique tranquila, faça em um copo uma mistura de 1/2 a 1/2 água e água oxigena e use como antisséptico bucal antes de dormir, mas não precisa enxaguar e tome cuidado para não engolir a mistura. Os germes ficarão bem longe da sua boca.
Para clarear as unhas:
  • quem usa esmaltes escuros com frequência sabe bem como as unhas ficam amareladas e/ou manchadas. Uma boa alternativa é fazer uma solução com 2 tampas de medida de água oxigenada para um copo de água, mergulhar as unhas por 5 minutos e secar as unhas ou apenas lavar as mãos, pronto, as unhas ficarão mais claras.
Pronto, muitas utilidades para um produto tão corriqueiro que quase todo mundo tem em casa e se não tem, deveria ter.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!