segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Maravilhoso Mundo dos Chás


Atendendo a pedidos, trago um pouco do maravilhoso mundo dos chás, bebida que deixou há muito tempo de ser aquela lembrança dos dias de febre da infância.

Quando criança também torcia o nariz para os chás, mas por bons motivos, conta minha mãe que eu chorei até os 3 anos de idade, ninguém merece, então fica fácil imaginar a quantidade de chá que me empurraram goela abaixo.

Por isso, até há alguns anos atrás, não podia nem sentir o cheiro de erva doce e erva cidreira.

Trauma superado!

Ao longo dos anos fui desenvolvendo o bom gosto pela bebida, já que não gosto de beber café.

Inicialmente fui descobrindo os aromas dos tradicionais chás que encontramos nas prateleiras dos mercados, bons até conhecermos um mundo novo de gostos e aromas.

O chá envolve um ritual, colocar a água para aquecer, selecionar as xícaras, acompanhamentos, arrumar a mesa, escolher a melhor opção de chá para a ocasião, sentir o aroma na água aquecida, servir o chá, aquela xícara quente e a fumacinha...

Enfim, muito gostoso preparar a cena, mesmo que seja apenas para você em uma tarde fria.

Descobrir chás é um dom, mas precisa de dedicação, olfato, feeling e, as vezes, dinheiro, porque há chás que custam bem caro, mas valem cada grama, ou melhor, cada gole.

Caso não seja adepta do ritual, minha sugestão é que comece pelo básico, descobrindo as marcas disponíveis nas prateleiras, compre primeiro os que o aroma da caixinha te agrade.

Outra dica, não adianta comprar várias caixas diferentes de chá, se você não tem o hábito de tomar, os chás são perecíveis e estragam, não acumule muito, tenha o necessário para provar alguns poucos sabores e de tempos em tempos reponha.
 
Invista em louçaria bonita aos olhos, primeiro consumimos bebidas e comidas com os olhos.

O universo de utensílios para chás é imenso, outra tentação frente as inúmeras opções que o mercado oferece, mas não exagere, vá com calma, o importante é ter uma boa chaleira ou bule, uma xícara legal e, claro, bom chá.

Depois que explorar os sabores mais comuns nas prateleiras, inspire-se a conhecer novos sabores, há poucas, mas boas lojas especializadas em chás a granel, que são perfeitas para comprar em quantidade reduzida e manter um estoque variado.

Normalmente em lojas especializadas eles servem xícara dos chás que comercializam, isso é muito bom, já que você tem a opção de experimentar o sabor que te chamou a atenção antes de comprar.

Outro ponto a se pensar, os chás a granel normalmente são chás diferenciados e importados, por isso os preços são altos, então nada de sair comprando por impulso.

Assim que você pegar gosto pelo mundo maravilhoso dos chás, recomendo que se habitue a servir chá aos amigos em suas reuniões em casa, lógico que o chá não substitui o café, mas pode ser uma alternativa ou um complemento.

Introduzir o chá ao seu círculo de amigos contribui  para a troca de experiências, assim forma-se um tipo de "clube do chá", aumentando as possibilidades de provar novos sabores.

* Fotos: Gettyimages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!