segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Arte de Saber Ouvir

Nada como começar a semana com reflexão, noto nos últimos tempos que as pessoas estão cada vez mais egoístas, mais egocêntricas, individualistas e coisas do tipo.

Não sei o que acontece com o mundo, a vida é cada vez mais fácil, os recursos tecnológicos aproximam, tornam tudo em tempo real, mas por outro lado as pessoas não parecem saber utilizar essa coisa toda a seu favor.

A sensação que tenho é que cada vez mais as pessoas tornam-se reféns e vivem escravizadas nas redes sociais, tentando criar um mundo de imagens que não corresponde ao mundo real em que vivem, mas precisam mostrar aos amigos da rede que, pelo menos na rede, a vida é bela.

As relações pessoais ficam abandonadas, é muito comum estar em restaurantes e ver uma mesa com várias pessoas, mas todas estarem de olhos na tela do celular, escrevendo, rindo, mas tudo sozinha, sem interação pessoal com quem está sentado ao seu lado.

Que mundo é esse em que vivemos e as pessoas não sabem mais conversar, apenas falar, seja nas redes sociais, nos chats ou mesmo com os poucos amigos presenciais que restaram?

Digo falar porque não existe mais conversa no sentido de diálogo, agora é apenas monólogo! É isso mesmo, as pessoas falam sem parar, sem se preocupar com a interação, parece que vomitam seu conteúdo aflitivo sobre o outro, que tem a obrigação de apenas ouvir. 

Daí concluo que o mundo está carente de ouvintes, porque de falantes está superlotado!!!

A cultura do ter, do possuir, do consumir tomou conta das pessoas de uma tal forma, que me impressiona como as pessoas gastam energia com isso e ainda compartilham em redes sociais, como se fossem troféu!

O brasileiro em particular é um povo que precisa mostrar o que tem, costumo dizer que a maioria das pessoas troca de carro para mostrar para o vizinho. Exageros de lado, é quase isso!!!

Entristece-me ver o caminho que a humanidade está seguindo, isso não me parece ser evolução, o que me faz crer ainda mais na teoria da criação, mas isso é outro assunto.

Continuo acreditando na velha máxima de que "a palavra vale prata e o silêncio vale ouro", acho que por isso alguns amigos dizem que sou uma ótima ouvinte.

Boa semana a todos, que saibamos ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!