quarta-feira, 8 de maio de 2013

30 anos de Flashdance - Em Ritmo de Embalo

Quem viveu adolescência nos anos 80 assistiu o filme Flashdance - Em Ritmo de Embalo, que estreou em abril de 1983 nos EUA e logo se alastrou mundo a fora.

Foi uma febre, todo mundo queria aprender a dançar, aquele banho da personagem principal Alex Owens marcou uma geração.

O filme contagiou muita gente, a saga de Alex, a jovem que para atingir seu objetivo de ser dançarina profissional, trabalhava como soldadora na empresa de Nick Hurley, com quem acaba namorando, e a noite como dançarina.

A trilha sonora foi uma febre a parte, as música tocavam dia e noite nas rádios mundo a fora e por aqui não foi diferente, em 1984 a canção "Flashdance...What a Feeling", composta pelo italiano Giorgio Moroder, ganhou o Oscar de  canção original.

A trilha sonora rendeu mais que o filme propriamente dito, levou também um Grammy, além de vender 700 mil cópias nas duas primeiras semanas do seu lançamento.

Difícil não se encantar pela Alex, uma jovem de 19 anos em busca do seu sonho, tendo que trabalhar muito em uma empresa pesada, fazer jornada dupla, dançando a noite e ainda correr atrás de todas as prerrogativas para ser uma dançarina profissional a encarar um juri seleto e conservador.

O namorado Nick, 20 anos mais velho que ela, rico, bonito e seu empregador, conseguiu um jeito de ajudar a amada, que acaba se revoltando com a facilidade de namorar alguém bem relacionado e influente, pudores que estão em extinção nos dias de hoje.

Enfim, o casal acaba se acertando, vencendo o amor e a perseverança da dançarina dedicada e talentosa, digno de um roteiro de Hollywood.

Bom, roteiro pouco original mesmo para a época, mas que fez sucesso e deixou saudades, comemora agora seus 30 anos.

Saudosismo à parte, fotos dos personagens da época e agora:

Jennifer Beals: em Flashdance em 1983 e na série Castle em 2012.

Michael Nouri: em Flashdance em 1983 e na série NCIS em 2013.

É bom saber que 30 anos passam para todos e não apenas para mim e para você.

* Fotos: Divulgação