quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exposição 100 Anos de Arte Paulista

Para quem gosta de apreciar obras de arte, a dica é visitar a Exposição 100 Anos de Arte Paulista, que começa hoje na Galeria de Arte da CPFL Cultura, em Campinas.

A exposição faz parte da comemoração do centenário da CPFL, que se completou em 2012, e da parceria feita com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, permitindo ao público visitar obras clássicas de artistas paulistas do acervo da Pinacoteca.

Dentre as obras, destaque para artistas que compuseram a cena artística paulista do período entre 1912 e 2012, mas cabendo sempre uma exceção. Segundo a curadora da exposição, Valéria Piccoli, “Nesses 100 anos, abrangemos desde a pintura acadêmica, passando pelos modernistas, artistas concretos, arte popular e manifestações contemporânea”.

A exceção ao recorte cronológico tema da exposição é o estudo para "Caipira Picando Fumo", de Almeida Junior, obra do ano de 1893, que foi o primeiro paulista a despontar no cenário nacional, portanto merecedor de participar da mostra, pelo que a CPFL fez esse pedido de inclusão especial.

Dentre os artistas que fazem parte dessa exposição, temos não apenas os de projeção nacional, como Segall, Brecheret, Flávio de Carvalho, Graz, Di Cavalcanti, Rebolo, Volpi, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, mas também artistas locais, como a consagrada Beatriz Pompeu de Camargo, com seu autoretrato, pintura com inflexões impressionistas e ainda ligadas à tradição das belas artes.

A mostra ainda reserva mais obras ao visitante, com artistas ligados ao movimento abstrato, que emergiram no cenário artístico paulista a partir dos anos 40, essas obras compõe o segundo módulo da exposição, com a presença das fotos de Geraldo de Barros, seguido do abstracionismo geométrico de Waldemar Cordeiro e Fiaminghi, completando-se com o abstracionismo lírico da pintora de origem japonesa Tomie Ohtake.

Uma maravilhosa oportunidade de visitar uma parte do acervo da Pinacoteca, sem sair de Campinas.

A exposição fica na Galeria de Arte da CPFL Cultura até 10 de julho próximo, a entrada é franca e o horário de funcionamento da galeria é de terça a domingo, das 10 às 18h, mas nos dias em que há programação da CPFL Cultura, a galeria estende seu horário até as 20h.

Não perca essa oportunidade, pois arte faz bem ao corpo, à alma e ao espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!