terça-feira, 26 de março de 2013

Impostos e Buracos nas Ruas

O brasileiro é muito criativo e bem humorado, isso é fato, vejam o exemplo do que picharam em dois buracos no asfalto de uma rua do bairro Taquaral, em Campinas/SP:


Desconhecido o autor da pichação, mas merecedor de um prêmio pela criatividade e pela forma de chamar a atenção do poder público para as condições lastimáveis das ruas da cidade, que além de sofrerem com a temporada de chuvas, são descuidadas.

Os buracos foram batizados de IPTU e IPVA, ou irmãos gêmeos!

Para quem não sabe, o IPTU é um imposto de competência e arrecadação exclusiva do município, incidindo sobre a propriedade territorial urbana.

Já o IPVA é de competência estadual e incide sobre a propriedade de veículos automotores, mas um percentual expressivo de sua arrecadação é distribuída aos municípios onde os veículos são emplacados.

Bom, a intenção não é dar uma aula tributária, mas sim compartilhar os problemas, já que ruas descuidadas não são exclusividade da cidade de Campinas/SP, muitas cidades enfrentam problemas semelhantes e muitas vezes até piores.

Uma coisa é certa, os reparos e manutenções não são feitos não por falta de verba, mas por má distribuição da mesma e muitas vezes pela máquina corrupta da administração municipal, que tem muito menos visibilidade sob o ponto de vista da fiscalização pelos TCE´s e pelo próprio cidadão, que elege seus representantes.

Depois da repercussão, a Prefeitura de Campinas/SP anunciou que visitará o local para providenciar os reparos necessários.

É isso aí, quem não chora, não mama, já diz o ditado!!!

Foto: Dominique Torquato AAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!