terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Que País É Esse?

Ainda estou bege com o resultado das eleições para presidentes do Senado e Câmara dos Deputados.

De toda forma, viver em um país democrático com a representatividade de senadores e deputados federais como é no Brasil nos faz sujeitos a isso, gostando ou não.

A opção seria aquele velho discurso separatista dos estados do sul e sudeste, que são os que efetivamente carregam o país nas costas e ficam com o ônus de ter sua representação no Senado igual a todos os demais estados.

É um assunto constitucional, piorou, se pensarmos que a Constituição pode ser mudada por regras, mesmo que rígidas, mas pelo mesmo legislativo, que eterniza suas regalias.

Como pode uma população eleger por 11 mandatos o mesmo deputado federal? Ah, que coisa, o cara é muito bom, é o cara!

Deveriam existir mecanismos constitucionais que impedissem o político profissional, alguma restrição de tempo, de salário ou coisa do tipo, isso sim impediria que políticos profissionais se eternizassem no poder, já que contar com a boa morte é algo muito demorado.

Enfim, a velha máxima se faz mais verdadeira do que nunca, cada povo tem o governo que merece, afinal de contas, eleição está aí para legitimá-los nos cargos.

Lembro-me de um tio do meu marido que em certa ocasião disse-me que ele não era brasileiro, estava brasileiro, a se pensar!!!

Enquanto isso, o país ferve a espera do carnaval, dos turistas que chegam aos montes, dos preços que disparam, mas tudo é festa, mesmo depois da tragédia de Santa Maria e de tantas casas noturnas e estabelecimentos comerciais fechados pelo impacto da tragédia.

Resta-nos aguardar o tempo implacável, será que essas medidas de fiscalização, interdição, fechamento de estabelecimento perecerão diante do passar do tempo, da memória curta dos brasileiros e do estado de corrupção estabelecido há anos pelo jeitinho brasileiro de conseguir as coisas?

Enquanto isso, o país ferve a espera do carnaval, repetição proposital de texto, caro leitor.

E para embalar a leitura, recomendo a música “Que País É Esse?”