quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Catedral de Notre-Dame: 850 Anos


12/12/12, data emblemática para místicos e afins, um dia de festa para corinthianos, um ano sem Sócrates, menos de 10 dias para o fim do mundo (de novo), um dia como outro qualquer para os simples mortais, muitos aniversários nessa data, mas um me chamou bastante a atenção.

Hoje a Catedral de Notre-Dame, em Paris, completa 850 anos, resistindo ao tempo, guerras, revoluções, saques, permanecendo majestosa na Île de la Cité após tantas reformas e restaurações.

Tenho o privilégio de conhecer Notre-Dame, é realmente imponente, maravilhosa e motivo de orgulho para os franceses, um lugar para sentar e curtir o silêncio quase inexistente, confesso, com tantos turistas, mas com um pouco de abstração é possível refugiar-se em seu silêncio mítico.

Notre-Dame é uma bela obra gótica, difícil imaginar como construíram tudo aquilo há 850 anos, sem os recursos tecnológicos que temos hoje, mas foi feita.

A construção durou 180 anos, uma fábula de tempo se pensarmos com a nossa relação atual com o tempo, mas começou em 1.163 em substituição a uma igreja romana e terminou em 1.345.

Importante ressaltar que ela não nasceu com a forma e tamanho que tem hoje, passou por reformas para se adequar à população que crescia e não conseguia ser bem recepcionada na Catedral.

Foi palco de grandes celebrações, cenário da estória do Corcunda de Notre-Dame, que popularizou a Catedral, que hoje recebe a visita de milhares de turistas.

Seu estilo gótico inicialmente primitivo resistiu ao tempo, transformou-se com as reformas em um gótico superior, sem perder as características estéticas e arquitetônicas do movimento.

Em 1844 o arquiteto Eugène Viollet-le-Duc desempenhou papel importante na história da Catedral, iniciando um novo processo de restauração da igreja, respeitando o seu estilo gótico.

Depois de todos esses séculos, guerras, revoluções, reformas, restaurações e gente passando por lá, Notre-Dame continua linda e imponente na Île de la Cité, um destino certo para quem aprecia sua beleza e arte.

850 anos não é para qualquer um, então para comemorar esse aniversário, a programação foi feita especialmente e começa hoje, dia 12/12/12 e vai até 24/11/13, isso sim é que é festa, mais de um ano de celebrações.

Então é isso, se estiver dando uma passadinha por Paris, dê um pulinho até Notre-Dame e faça parte dessa comemoração de 850 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!