terça-feira, 11 de setembro de 2012

Culinária Ogra?


Feriadão teve tempo bom, com muito sol, mas com baixíssima umidade do ar, o que judiou bastante, mas foi ótimo.
Essa semana começou com o mesmo calor, mas hoje parece que a chuva pode nos dar o ar da sua graça, o que seria por si motivo de brinde! Está insuportável essa “secura” toda, quem faz atividades físicas com regularidade está sofrendo mais do que de costume.
Enfim, vamos ver se a chuva chega de verdade ou se será apenas aquela para sujar o carro.
Acompanhei pelas redes sociais vários amigos que foram “salgar o lombo” na praia morrendo de inveja boa, que delícia aquele marzão, sol, bebidinhas geladas, peixes e frutos do mar típico da época.
Só que nem tudo é sombra e água fresca, a volta foi terrível, com filas, congestionamentos e horas dentro do carro esperando a chegada tão sonhada em casa.
Minha inveja boa sucumbiu aos pêsames a essa galera forte e fiel, tirei até aquele sarrinho básico, “que coisa de pobre ir pra praia em feriado”, mas foi brincadeira no melhor estilo humor negro mesmo, confesso, já passei muito por isso e sei como é triste.

Para quem não foi para o litoral, quem sabe programar um fim de semana por lá? É temporada de camarão, frutos do mar e ótimos peixes, como a tainha, que são servidos nos restaurantes ou ainda para quem curte cozinhar, comprar no mercado de peixes e prepará-los em casa.
Nessa época os preços dos peixes e frutos do mar da estação caem muito, ficando muito atrativos, então vou deixar a dica de uma receita muito fácil e gostosa de Talharim ao Maré:

Receita para 4 pessoas com fartura!!!

800 g de talharim fresco

250 g de camarão já limpos

250 g de lula limpa fatiada em anéis

250 g de vôngole cozido

250 g de mariscos limpos e já cozidos

Suco de 1 limão grande

4 tomates tipo italiano

Cebola e alho a gosto

Sal a gosto

Azeite

500 ml de molho de tomate

200 g de creme de ricota ou requeijão

Preparo:
Molho: faça o molho da maneira que está acostumada com o molho de tomate, cebola, alho, temperos, sal e tomates frescos picados e reserve.

 Frutos do Mar: lave bem os camarões, as lulas separadamente e tempere-os com um pouco de sal e suco de limão, deixe descansando um pouco, depois escorra o líquido e frite ligeiramente em uma frigideira aquecida com azeite. O segredo do camarão é simplesmente esperar ele mudar de cor, ficou rosado, tire do fogo e acrescente na panela do molho, assim já vão trocando gostos e aromas. A lula, essa pode ser um desafio, faça o mesmo com os anéis de lula, escorra bem o líquido e leve à mesma frigideira que preparou os camarões, nada de sujar mais louça, seja sustentável. A lula deve ser frita no fogo médio se você não tem muita ginga na cozinha, assim vai testando até ela chegar no ponto certo, que é macia, corada e com pouca retração, se não vira uma borracha e você perde o ingrediente. Por isso é importante fazer o preparo desses ingredientes separados. Quando ficar no ponto, retire e incorpore ao molho com camarões. Lave os mariscos, escorra-os bem e leve à frigideira para dourar, por isso compre os mariscos já cozidos, muito mais fácil. Depois de dourar leve com a turma do molho. Por fim os vôngoles, faça o mesmo dos mariscos e pronto, seus frutos do mar estão prontos, no ponto e incorporados ao molho.

Massa: coloque a água da ferver com uma pitada de sal e azeite, não exagere no azeite, além dele perder os seus benefícios com o cozimento, atrapalha a penetração do molho na massa. Após abrir fervura acrescente a massa e deixe cozinhar pelo tempo indicado pelo frabricante.
Enquanto isso...massa cozinhando, leve o molho ao fogo brando para aquecer, assim todos os ingredientes vão se enturmando e soltando aromas. Quando começar a abrir fervura acrescente o creme de ricota, mexendo sempre até ficar homogêneo e desligue o fogo.
Pronto, é só esperar a massa cozinhar, colocar o molho sobre ela e levar à mesa.

Não esqueça de um bom queijo ralado para acompanhar e um bom vinho branco ou rosê, será sucesso garantido.

Tudo bem que não é exatamente Culinária Ogra, mas a porção generosa e meus amigos glutões me permitem marcar a receita como tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!