quinta-feira, 3 de maio de 2012

Culinária Ogra

A gastronomia nos une, principalmente a culinária Ogra, pensando nisso criamos mais uma coluna para compartilharmos as recomendações culinárias, os endereços de restaurantes que valem a pena ser experimentados, as receitas que provamos e criamos.

Para começar com chave de ouro essa coluna, trazemos o Bar do Gil, no Distrito de Arcadas, em Amparo. É um típico boteco, fica quase de frente para a praça na área central do distrito de ruas tranquilas, que é invadido por botequeiros de toda a região, que não apenas saboreiam a cerveja gelada na medida, como os pratos maravilhosos de frutos do mar.

Tudo bem, Arcadas está bem longinha do mar, mas nem por isso deixa a desejar, diria inclusive que é muito melhor do que muitas cidades litorâneas no preparo dos frutos do mar e peixes de água salgada.

O lugar é um boteco e como tal tem mesas de fórmica, com toalhinhas de tecido, tipo as da casa da vovó, cadeiras plásticas, uma acústica digna de culinária Ogra, vira aquela balburdia de conversas, risos, pedidos em voz alta e comida muito boa.

O endereço oficial do Bar do Gil é rua Alfredo Leopoldino de Campos, 80, Distrito de Arcadas, Amparo/SP, fones (019) 3807-1241 e (019) 3807-1242, mas é só perguntar na entrada do Distrito que todos te indicam o lugar, muito fácil de encontrar, até minha amiga perdida Ana Maria acha com facilidade.

Fique atento porque o boteco não tem placa, mas a fila de carros e motos estacionadas na rua darão a indicação de que chegou no lugar, então entre com calma, sem pressa.

Eles não sabem, mas são adeptos e praticantes do Slow Food, então se estiver com pressa e faminto vá a outro lugar. Sente-se, se encontrar uma mesa vaga, peça uma cerveja gelada e relaxe, converse, aprecie os companheiros de culinária Ogra das mesas ao lado e faça logo seu pedido.

O suflê de camarão é um arraso, o camarão ao azeite idem, veja as fotos abaixo, a salada de frutos do mar também, pensando bem, acho que tudo lá é muito bom.


O Rubinho é o garçom que te atende camaradamente, sem pressa e no ritmo de Arcadas, para começar vá de casquinha, pode ser de siri, bacalhau, etc e tal.


As porções são fartas, sem miséria, mostrando mais esse lado prático da culinária Ogra, que move muita gente até o lugar.

O Bar do Gil foi herdado do seu fundador original, que recebia o nome de Grécio´s Frutos do Mar, quando o Gil assumiu o balcão e já era figurinha conhecida no Distrito, não demorou para as pessoas mudarem o nome do estabelecimento para Bar do Gil, então os dois nomes estão valendo.

Na mesa do Gil tem um queijão daqueles de dar vontade de cortar uma lasca, então vá com fé e corte a sua lasca na boa, fica como tira gosto até a casquinha chegar.

Outra boa opção é o espetinho de camarão, uma delícia, tem também porção de isca de peixe, tradicional e ainda muito pedida.

O importante é entrar no espírito e curtir a refeição, convide um grupo de amigos e vá saborear o que o Bar do Gil oferece de melhor, mas atenção, por lá não se aceita cartão de crédito ou débito, apenas dinheiro e cheque.

O horário de funcionamento é: domingo, segundas e feriados só almoço até às 14h, de terça à sexta-feira até às 21 h e sábados até às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!