quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pílulas do Dia Seguinte ao Alcance de Todos

Impossível imaginar que isso acontecesse no Brasil, pelos motivos mais variados possíveis, nesse ponto tiro o chapéu para os EUA.

Na Pennsylvania os estudantes da Universidade Shippensburg podem comprar o contraconceptivo pílula do dia seguinte em máquinas, por US$ 25.00, fácil como comprar uma latinha de refrigerante.

A mesma máquina fornece camisinhas, testes para gravidez, descongestionantes e pílulas do dia seguinte, acessíveis para 8.300 alunos.

Impensável tal oferta no Brasil, mas nos EUA qualquer pessoa a partir dos 17 anos pode comprar o contraconceptivo sem qualquer prescrição médica, por força de lei federal.

Aqui no Brasil as pílulas também são vendidas, mas apenas em farmácias e não estão disponíveis em gôndolas, apenas sob solicitação ao atendente.

Importante ressaltar que a pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, que deve ser tomado até 72 horas após a relação sexual, reduzindo os riscos de uma gravidez indesejada em até 89%. Os efeitos são melhores se usada nas primeiras 24 horas.

Polêmicas à parte sobre o seu uso indiscriminado e acessível tanto lá quanto cá, a ideia de ofertar o item para estudantes é muito boa e já está em prática há dois anos, afirma a Universidade, vai entender porque somente agora despertou a atenção das autoridades como FDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!