quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Exposição Virtual Ferrovias Paulistas

O Brasil é muito rico em história e cultura, muito embora tenhamos o péssimo hábito de achar que apenas no exterior essas coisas são valorizadas, exemplos dessa riqueza são os caminhos históricos de Minas Gerais, a Estrada Real, os engenhos de cana no Nordeste, as ferrovias no interior paulista, os quilombos espalhados pela costa, etc.

O Arquivo Público do Estado e São Paulo disponibilizou on line a exposição sobre as ferrovias paulistas, o material não é tão vasto e completo como poderia ser, mas já é um bom começo, que pode contribuir com o compartilhamento de conhecimento, tão comum hoje em tempos de internet.

A exposição virtual possui mapas, recortes de jornais, documentos oficiais e fotografias para consulta on line e impressão.

A malha ferroviária paulista chegou a ter 8.622 km de trilhos, escoavam a produção até o porto de Santos e foi de grande importância para a vida de muitas pessoas.

Tenho boas recordações da minha infância, quando da casa da minha avó via e ouvia o trem passando, era um evento saber o horário que ele passava, o tipo de carga que transportava e o aviso sonoro que fazia aquele barulhão que se ouvia de longe!!!

Visite a exposição virtual e conheça um pouco mais da história ferroviária paulista, o endereço é http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_ferrovias/ ou se preferir clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!