segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Para Refletir...

Os ditados populares normalmente trazem em seu contexto muita sabedoria e fatos que efetivamente correspondem aos anseios da população. É algo universal, independe do idioma e da localização geográfica, as pessoas buscam maneiras eficientes e criativas de se comunicarem.

Dia desses estava assistindo um canal da TV por assinatura e revi programas da década de 80, se pensarmos em termos de tempo não faz tanto tempo assim, os temas políticos abordados mudaram quanto à cronologia, mas não quanto ao contexto em si.

Explico, a banalização da corrupção que inunda a política, o fato de fazerem piadas com desvio de verba pública por empreiteiras em obras, projetos que nunca saem do papel, políticos que só deixam o cenário por motivo de óbito, etc e tal.

Achei engraçado em um primeiro momento, mas refletindo sobre o assunto concluo que é cômico se não fosse trágico.

Passaram-se 30 anos e as coisas não mudaram quase nada, isso é muito triste, que legado deixaremos ao próximo? Melhor nem pensar muito nisso, porque é frustrante.

Circula pelas redes sociais e e-mails a foto do Azulejo de Toledo, se você ainda não viu ou não recebeu o material, segue abaixo.


Os espanhóis são muito críticos e ácidos nos comentários, refletindo-se muito bem nesse azulejo, que em bom português seria algo assim:


O POBRE TRABALHA,
O RICO EXPLORA-O,
O SOLDADO DEFENDE OS DOIS,
O CONTRIBUINTE PAGA PELOS TRÊS,
O VAGABUNDO DESCANSA PELOS QUATRO,
O BÊBEDO BEBE PELOS CINCO,
O BANQUEIRO ESFOLA OS SEIS,
O ADVOGADO ENGANA OS SETE,
O MÉDICO MATA OS OITO,
O COVEIRO ENTERRA OS NOVE,
E O POLÍTICO VIVE DOS DEZ !

Recordo-me de um tio querido que certa vez me disse o seguinte "não sou brasileiro, estou brasileiro" quando falávamos sobre as agruras da política nacional, mas se formos pensar com profundidade, não é exclusividade brasileira, o texto espanhol bem demonstra.
 
Fato é que o tempo passa, novos políticos ingressam na vida pública, os problemas continuam, muitas vezes se somam aos não resolvidos e a vida continua!!!
 
Boa semana a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!