segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dia do Fico

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

Quem não se lembra da célebre frase de D. Pedro I, o então Príncipe Regente do Brasil, dita contrariando as ordens recém chegadas de Portugal.

É o Dia do Fico, 09 de janeiro, hoje, completando 190 anos.

Para quem não é tão bom em história assim, vamos resgatar o assunto, por volta de 1821 as coisas estavam conturbadas entre Brasil e Portugal, com disputas de poder, lógico, de forma que a Coroa Portuguesa não queria que a emancipação política do Brasil aconcetesse.

O Brasil teve sua época de Colônia abrilhantada com a chegada da Corte Real Portuguesa em 1808, já que D. João VI não estava a fim de encarar o poderio bélico de Napoleão e colocou toda a trupe, ops, Corte em návios e debandaram para a Colônia Brasil. O filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” retrata muito bem os fatos da chegada da Corte ao Brasil.

Com as coisas se restabelecendo na Europa, a Coroa Portuguesa retornou a Portugal, ficando por aqui D. Pedro I como Príncipe Regente, regendo a Colônia e se esbaldando em terras tropicais.

Mas como tudo o que é bom dura pouco, o fanfarrão foi chamado de volta a Portugal, fundamentando-se na vontade popular demonstrada com a assinatura de 8 mil pessoas, que expressaram se desejo na permanência de D. Pedro I no Brasil, o moço não exitou, soltou logo o grito: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

A desobediência de D. Pedro I foi essencial para alimentar o crescente monvimento pela emancipação política do Brasil, culminando com a Proclamação da Independência no mesmo ano de 1822, mas esse é outro assunto.

Então tá, hoje é o Dia do Fico, uma boa inspiração para cada um ir ficando mais próximo de quem gosta, vamos ficar pessoal, mas na boa e com responsabilidade.

Ah, hoje também é o aniversário da minha querida amiga Giane, então parabéns Gi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!