segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween

31 de outubro é Halloween, mas essa é uma data que não tem a ver com as tradições culturais e folclore brasileiros, mas mesmo assim já passa a fazer parte do calendário brasileiro.

Confesso que acho uma saquice esse tal de Halloween, não faz sentido diante da nossa cultura, não tem nada pior do que a campainha tocar e ouvir aquele bando de crianças e adolescentes gritarem "travessuras ou gostosuras", eu fico me segurando para não dar um banho de esguiço bem gelado e gritar "muitas travessuras", mas sabe como é, me controlo.

A indústria do comércio incentiva a data e suas comemorações, o que é muito rentável, mas não vejo nenhum movimento semelhante para incentivar a propagação de estórias do nosso folclore, que muitas crianças nem cohecem mais.

Por que não se criar uma data para comemorar os personagens de Monteiro Lobato? Esses sim fizeram e ainda fazem parte do imaginário infanto juvenil dos brasileiros.

Por que não criar o dia do Saci? Personagem que desperta o medo, a curiosidade, o imaginário e ainda traz fortes vínculos com culturas sertanejas brasileiras.

É uma questão de começar, os adultos deveriam ser os primeiros a resistirem a essa invasão cultural, mas acabam se encantando com os enfeites e coisas do tipo.

O brasileiro padece de patriotismo, ufanismo e se rende aos enlatados importados, como se fossem uma iguaria cultural, é triste ver isso, mas também com a falta de heróis brasileiros e demais personalidades que enalteçam o país, ficamos assim, importando tradições.

Salve Monteiro Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!