quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fiat 500: Será que Vão Entregar?

A Fiat apresentou ao mercado brasileiro seu novo lançamento do Fiat 500, já conhecido dos brasileiros e presente no mercado nacional desde 2009, agora importado do México, com motor bicombustível e preço condizente com a categoria do carro.

Não há dúvidas quanto ao charme e praticidade do Fiat 500, principalmente nos grandes centros urbanos, como já acontece nas cidades européias.


Fiz o test drive em 2009 no Fiat 500, confesso que gostei muito, um excelente carro para a cidade e para quem não precisa de espaço para carregar filhos, agregados e bagagens, mas o preço da época realmente não tornava o modelo uma possibilidade de compra viável.

Já com a versão sendo produzida no México, as importações ficam menos pesadas, em função de acordo comercial, não se aplicando a alíquota de 35% de Imposto de Importação. Também o aumento do IPI não alcançou essa operação de importação, já que a Fiat possui fábrica atuante no Brasil.

Por ser um carro produzido para ser comercializado também nos EUA, os itens de segurança de série são mais vantajosos, pegando carona os brasileiros nas normas exigidas nos EUA.

O charme e o encanto do carro são os mesmos, ao fazer o test drive na nova versão que desembarcou por aqui, percebe-se como o carrinho pequeno no tamanho chama muito a atenção por onde passa.

Designer arrojado, curvas harmônicas, cores atraentes, motorização 1.4 com a possibilidade de ser bicombustível e preço competitivo fazem do Fiat 500 um modelo com tudo para emplacar no Brasil.

Um atrativo importante na hora da escolha do modelo e suas versões disponíveis no mercado é o motor 1.4 EVO, o mesmo utilizado no UNO, o que garante manutenção fácil em terras brasilis.

Também pode-se escolher a versão menos ou mais potente, versão bicombustível ou não e, o mais surpreendente para a Marca, o pacote de customização de cores e acessórios, que muito se aproximam do Mini Cooper, guardadas as devidas proporções.

A campanha publicitária também é ousada, agressiva e marcante, não tem como não se divertir com a figura dos dois atores que a estrelam na campanha para TV, bem ao espírito alegre do Fiat 500.



Agora se a idéia da Fiat é fazer o Fiat 500 pegar no Brasil, alguma coisa está errada, pois não adianta ter um carro com preço competitivo, pacote de customização atraente, campanha publicitária empolgante se não há nas concessionárias disponibilidade do veículo para ser adquirido.

É isso mesmo...as concessionárias receberam algumas unidades que funcionaram como isca para os consumidores, mas as versões ao gosto do freguês não estão disponíveis e requerem pedido, que não consegue ser cumprido dentro dos 30 dias prometidos.

Não vivemos mais no tempo das filas de espera e ágio na compra de veículos novos, o consumidor não aceita tratamento desse tipo, ainda mais em um mercado com tanta concorrência e já saturado no Brasil, onde as montadoras disputam palmo a palmo o mercado com as marcas importadas.

Realmente a Fiat tem que rever seus conceitos, quem não se lembra desse slogan?!

15 comentários:

  1. Excelente matéria!!

    Eu comprei o moelo Cult no dia 10/09 e me prometeram o carro para no máximo 30 dias podendo esse prazo ser antecipado, hoje dia 21/10 eu continuo a pé, isso mesmo a pé, pois, tive que vender o meu carro para poder ofertar um lance no meu consórcio o qual foi contemplado no dia 12/09, o pior é que ninguém da CSS consegue me dar uma informação de quando eu irei receber o veículo, eles se limitam a dizer que a Fiat está com problemas de liberação no porto no Brasil. Já ouvi vários comentários acerca dos problemas da Fiat tais como: o navio chegou no Brasil mas foi desviado para a Argentina, a demanda foi muito maior do que o esperado, problemas na linha de produção no Mexico enfim desculpas sem nenhum sentido. Como uma empresa pode lançar um produto no mercado e não medir os riscos envolvidos, será que ninguém da Fiat pensou que o consumidor Brasileiro merece respeito? Façam um teste e liguem para qualquer concessionária em São Paulo ninguém tem o carro para pronta entrega e o prazo é de 120 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João como vai? Há algumas semanas fui fazer uma visitinha em algumas concessionárias Fiat para saber a previsão da data de entrega do 500, caso eu resolvesse comprar um agora e a resposta foi categórica, 6 meses. Pelo visto as coisas não mudaram nada. Uma pena, o carro é bem bacana e está perdendo vendas. Várias pessoas comentaram aqui no blog que viverame vivem problemática semelhante. Abs.

      Excluir
  2. Pois é meu caro, você não é o único nessa situação, sei de pessoas que também compraram o carro e o mesmo não foi entregue, a Fiat, ao ser consultada, respondeu depois de uma semana que o prazo estimado para entrega do veículo é de 16 semanas, além dos 50 dias já em atraso, piada imagino eu, porque isso não é compra para entrega futura!!!! De fato devem ter subestimado o mercado brasileiro, que é um dos maiores mercados da marca, mas para que investir no Brasil, que cresce e continua comprando se o mercado norteamericano está em retração e com um potencial de crescimento imenso, não fosse a crise financeira. Enfim...escolhas que maculam a marca e abalam a sua credibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Opa! Sou mais um na mesma situação. Comprei um Fiat 500 Sport Air em uma concessionária no interior de SP e a principio me deram um prazo maximo de entrega de 45 dias. Paguei um sinal de 10% do valor do carro ao fazer o pedido e depois de alguns dias me ligaram para avisar que o carro poderia demorar ate 110 dias para chegar, pelas mesmas razoes descritas acima por João. Deram-me a opção de cancelamento do pedido, mas como eu realmente quero (paixão) o carro, com certa frustração e cheio de duvidas, resolvi que vou esperar. Porem, ainda acho a maneira que a Fiat esta explicando tudo isso é no mínimo um desrespeito ao consumidor brasileiro que trabalha e se sacrifica tanto para conquistar os seus bens.

    ResponderExcluir
  4. O clube dos sem Fiat 500 aumenta!!!! Comprei, paguei um sinal de R$ 500 (quase um trocadilho), o prazo de entrega era de 30 dias, depois de esperar 50 dias sem que a Fiat Forte Campinas tivesse uma previsao de entrega, entrei em contato com a Fiat, fui bem atendido pelo canal do Fiat 500, mas sem resolver o problema, pois me retornaram depois de uma semana dizendo que o prazo de entrega era de 16 semanas !!!!! Sem chance !!!!! Quase 6 meses por um carro que faz uma campanha de lancamento dessas!? Desisti, mas ainda nao recebi meu 500 de volta, o $$, logico, pq o carro nem pagando!!!!! Ainda vou ter muito trabalho para receber meu $$ de volta. Aguinaldo

    ResponderExcluir
  5. Luhcas Alves01 novembro, 2011

    Aqui em Porto Alegre a mesma coisa. Comprei dia 21 de setembro e até agora nada.. (01 de novembro).

    É cegonheira presa na alfândega e um monte de desculpas.

    Um desrespeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luhcas tudo bem? E aí nos conte se seu 500 chegou? Abs.

      Excluir
  6. Eh galera, se quiser seu 500 vai ter que esperar muito e muito stress, sera que vale a pena? A marca perde credibilidade e confiança com esse tipo de situação. Fazer o que?????

    ResponderExcluir
  7. Desiste do carro... aproveitei a baixa do IPI novamente e comprei um picanto automatico...

    ResponderExcluir
  8. Comprei um fiat 500 no dia 11/09/2011 hoje é dia 03/02/2012 e nao recebi o carro total descaso da montadora e concessionaria, vou abrir um processo administrativo se alguem tiver o mesmo problema e quizer participar entre em contato

    ResponderExcluir
  9. Carolina Russomano22 fevereiro, 2012

    Estou a SEIS MESES esperando o meu...ABSURDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina concordo com você, é um absurdo, no mínimo uma falha terrível de dimensionamento de mercado. Enfim, a situação é essa, se quiser o 500 vai ter que esperar e muito. Abs.

      Excluir
  10. Estou com o mesmo problema aqui em jundiai, pedi o meu em novembro e até agora nada!

    ResponderExcluir
  11. Paulo Roberto - MG10 agosto, 2012

    Compramos um para minha mãe. Inicialmente o carro deveria chegar em 120 dias, mas também já comemoramos o sexto mes de aniversário do pedido e ainda nenhum sinal do carro ou informação convincente da concessionária.
    Quando compramos um tênis pela internet, podemos acompanhar o status da compra e o passo a passo da mercadoria chegando ao nosso endereço. O cliente de um produto de 50 mil reais não merece o mesmo respeito no mercado tupiniquim. Além de desrespeitado ainda sinto culpa por não ter entrado na Justiça contra a FIAT até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto lamento por vocês, mas parece que entra ano, sai ano e nada muda com o Fiat 500, uma pena, o carro é bem charmoso e poderia "pegar" no mercado, mas a Fiat deixa a desejar. O Brasil tem muito a aprender, considere a possibilidade de ir para o judiciário. Boa sorte e mande notícias sobre a entrega, faremos um brinde quando ela acontecer. Abs.

      Excluir

Obrigada por comentar!!