terça-feira, 11 de outubro de 2011

1.000 Anos em 10 Anos

Gosto muito de observar as pessoas, as coisas, as situaçoes, etc e desta forma vou acompanhando o que acontece por ai a fora.

Em uma viagem turistica fiquei observando as pessoas ao meu redor e pude perceber com clareza como as pessoas sao diferentes e isso determina seu comportamento diante da vida.

Enquanto umas colocam empecilios para fazer qualquer coisa, outras vão além das diversidades e encaram a vida como ela é, dando um jeitinho para poder fazer sempre mais.

Sempre que vejo um grupo de terceira idade reunido, passeando e curtindo a vida penso o que a vida fez de cada uma dessas pessoas, qual a profissão de cada uma, quanto de dor, sofrimento e perda já passaram, o que as motivaram a estar ali.

Em exemplo clássico foi em uma visita que fiz a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, em um lugar onde os passeios exigem uma forma fisica e disposição diferenciadas, alguns pontos turisticos não são recomendados para crianças e terceira idade, mas podem ser feitos por eles.

Visitar as grutas não é recomendado para esses dois grupos, mas qual foi minha surpresa ao chegar na gruta Azul, justamente no meu grupo de visitação 99% dele era composto por idosos e com muita disposição. De cara já pensei, não vai ser fácil, esse grupo vai dar trabalho e eu com a minha paciência quase zero já fiquei com o espirito preparado!

A vida ensina e muito, basta querer aprender, o grupo era animado e encarou suas limitações com bom humor e determinação, foi preciso fazer alguns deles lembrarem que não se pode fazer tudo.

A persistência e determinação falaram mais alto para aquele grupo e eu fiquei pensando que muitos outros se deixam abater pelas limitações fisicas e psicológicas, que de fato é a que fala mais alto, deixando de curtir a vida, deixando de ver coisas, conhecer lugares e pessoas, experimentar o novo e assim a vida passa…

Viver requer muito mais do que estarmos dispostos a fazer, o tempo urge e não volta, quando nos damos conta já foi e não tem muito o que fazer, então mais vale viver 1000 anos em 10, do que 10 anos em 1000.

Impressionante como as escolhas que fazemos são determinantes para o que seremos no futuro, por isso saiba escolher, faça de você uma pessoa melhor, disposta a fazer mais por você e pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!