terça-feira, 19 de julho de 2011

Um Pouquinho da França na sua Mesa

A França desperta o interesse de muita gente, seja pelo turismo, pelos vinhos ou pela gastronomia, mas é fato que a sua capital Paris é uma unanimidade.

O verão na Europa proporciona excelentes momentos, principalmente em Paris, às margens do Senna é possível passear, apreciar arte nas feirinhas, um bom sorvete, cerveja gelada, enfim, opções não faltam.

O meu programa preferido é fazer um pic-nic nos jardins do Louvre ou nos jardins de Tulerrie, lugares perfeitos, com um cenário maravilhoso, com muito verde, cercado por pontos turísticos, com muita gente bonita.

Comer na Europa não é difícil, mas os preços em Euro não são tão apetitosos quanto os pratos e iguarias servidas, mas mesmo assim é possível provar pratos típicos, sem comprometer as finanças.

Uma excelente opção de lanchinho típico francês é o Croque Monsieur, encontrado nos melhores cafés franceses.

A sua origem, segundo a Enciclopédia Larousse Gastronomique, veio do verão de 1910, quando foi servido o primeiro Croque Monsieur, o engraçado é que foi em um bar inglês chamado Le Trou dans le Mur, que ficava no Boulevard des Capucines, em Paris. De inspiração anglo-saxônica, o Croque Monsieur é uma adaptação, digamos assim, melhorada do Welsh Rarebit inglês, e a principal diferença é o acréscimo do presunto na receita francesa.

Croque em francês significa estalar nos dentes e Monsieur significa senhor, ou seja, o senhor que estala nos dentes e esse é bem o sentido do lanchinho, porque é crocante, estala ao ser mordido e é uma delícia.

A receita tradicional do Croque Monsieur é simples, seria mais ou menos o nosso misto quente, mas nada como um toque de mestre francês para dar um certo requinte e charme ao prato, foi o que Claude Troigros fez, servindo para sua convidada a escritora Martha Medeiros o Croque Monsieur com champignos, é de dar água na boca!!!!


Croque Monsieur Champignons - Receita de Claude Troigros

Champignons:

4 shiitakes grandes fatiados
8 cogumelos paris fatiados
1 col her de sopa de cebola picada
1 colher  de sopa de manteiga

Molho branco:

30grs de manteiga
30grs de farinha de trigo
375ml de leite
Noz moscada
Sal
Pimenta

Para o Croque Monsieur:

8 fatias de pão de forma
400grs de molho branco
4 fatias de presunto
4 fatias de queijo gruyere o tipo suíço
200grs de queijo tipo suíço ralado

Preparo:

Corte os cogumelos de paris em fatias grossas, acrescente manteiga na frigideira, coloque a cebola roxa picada e coloque os cogumelos. Quando estiverem dourados, adicione sal e pimenta do reino moída na hora.

Em outra panela, coloque manteiga e deixe derreter. Adicione farinha de trigo e misture. Vá acrescentando o leite quente e mexendo. Coloque um pouquinho de sal e pimenta do reino. Rale um pouco de noz moscada em cima e mexa. Junte os cogumelos tostados ao molho e misture novamente. Retire o molho e coloque-o em uma travessa.

Passe manteiga em um lado do pão de forma e toste dos dois lados. Do lado que passou manteiga ponha o molho branco. Acrescente presunto e queijo gruyere fatiado. Passe o molho branco na outra fatia do pão e forme um sanduíche. Coloque mais um pouco de molho branco na parte de cima do pão e adicione bastante queijo gruyere ralado. Leve ao forno por 10/15 minutos para gratinar. Retire e sirva.

Uma opção é usar o brioche ao invés do pão de forma, também fica uma delícia e para gratinar usar o queijo parmesão, que fica bem crocante.


É um lanche que vale por uma refeição, com um toque francês de requinte. Um vinho branco é a bebida ideal, escolha o que mais te agrada e bon  appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!