sexta-feira, 15 de julho de 2011

Comidinhas para o Fim de Semana

Com o fim de semana chegando é sempre bom ter uma receitinha diferente para testar e impressionar os amigos, como o clima esquentou um pouco e o friozinho deu uma trégua, garimpei a receita de Canudinhos de Bacalhau, uma delícia para um petisco regado a vinho branco.

Não reclama de preguiça porque é muito fácil de fazer, se você for descolada, compre o bacalhau já dessalgado, assim não precisa perder tempo.

Vamos aos ingredientes:

1 embalagem de canudinhos folhados

200 g de bacalhau salgado ou já dessalgado

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de cebola bem picada

1 colher de sopa de alho bem picado

2 colheres de sopa de cheiro verde picado

2 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas

½ xícara de chá de cream cheese

Preparo:

 
1. Dessalgue o bacalhau, trocando a água várias vezes. Mantenha o peixe de molho em um recipiente na geladeira. Leve o bacalhau, já dessalgado, a uma panela com água e deixe-o cozinhar por 5 minutos. Desfie o peixe depois de frio. Se você optar por usar o bacalhau dessalgado, tente comprar o já desfiado, assim é mais fácil ainda.

2. Em uma panela, aqueça o azeite. Junte a cebola e deixe refogar até ficar transparente. Adicione o alho e, quando ele começar a dourar, coloque o bacalhau desfiado. Deixe refogar um pouco nos temperos.

3. Acrescente o cheiro verde e as azeitonas. Misture.

4. Por último, junte o cream cheese e mexa até que a mistura fique homogênea. Caso fique muito seca, junte água aos poucos até que atinja a consistência desejada, deixando ferver novamente.

5. Recheie os canudinhos com a mistura de bacalhau e arrume-os em um bowl com sal grosso para que eles permaneçam em pé.

Uma dica legal é que essa receita você pode substituir o bacalhau por carne de siri, camarão, carne seca, frango desfiado, palmito, etc. Isso dá muita versatilidade ao prato, abrindo muitas opções de preparo.

Se você gosta de receber os amigos, pense em fazer um festival de canudinhos, com diferentes opções de recheios, prepare a cena com vários bowls, vai ficar lindo e delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!