quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sexta-Feira 13

Amanhã é sexta-feira 13 e daí? Então...também me faço essa pergunta toda vez que temos a data, aliás meu aniversário vez ou outra é em uma sexta-feira 13, mas como o mundo gira em torno de crenças, mitos, lendas e comércio a data fica mais significativa.

A maior das crendices atuais considera a data como um dia de azar, não há fundamento para isso, mas consta do Guia dos Curiosos que seria pelo fato de Jesus ter sido crucificado em uma sexta-feira e que na última ceia tinham 13 pessoas à mesa. Mais uma crendice.

Há, ainda, versões baseadas em mitologia nórdica, essas são mais simpáticas sob o ponto de vista das crendices populares.

Na primeira delas, diz a lenda que foram convidados 12 deuses para um banquete, mas Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado, lógico, e armou uma confusão daquelas, que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Já de acordo com a segunda lenda, a deusa do amor e da beleza chamada Friga, que também deu origem à palavra friadagr, isto é  sexta-feira, teve seu status de deusa convertido ao de bruxa e ela preparou uma vingancinha.

Friga deixou de ser deusa e passou a ser bruxa logo após a conversão ao cristianismo que as tribos nórdicas e alemãs sofreram. Então a nova bruxinha  convidou suas 11 amigas, também bruxas, para se reunirem todas as sextas e o convidado de honra era o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Muita lenda para um povo carente de crenças, mas deixando de lado as crendices populares, acredito que é uma data como outra qualquer e como tal podemos nos divertir com as lendas sem o menor problema.

Há ainda quem defenda que a data é exatamente uma data de sorte, quem não se lembra de Zagalo defendendo essa tese?!

Sorte ou azar, fato é que amanhã é sexta-feira 13, aproveite seu dia sem receios, é só o começo do fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!