terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Índio

Se você nasceu antes de 1980 deve se lembrar que nas escolas comemoravam-se datas chamadas de cívicas, entre elas o dia 19 de abril, o Dia do Índio.

Na prática era um dia comemorativo nas escolas, onde fazíamos atividades ligadas à natureza, meio ambiente e coisas do tipo, tudo para mostrar às crianças da época as origens dos índios, seus hábitos, o local onde viviam, o funcionamento de uma tribo, etc.

Eu me lembro bem que era um dia gostoso e diferente na escola, sempre tinha um festival com música e teatro, essas coisas marcam a gente e nunca mais esqueci da data, muito embora pouco se ouve falar da data.

Nos noticiários matutinos alguns nem mesmo comentam a data, passa desapercebido, um erro histórico, o Brasil não tem a tradição de manter viva a sua história, suas origens, é uma pena. Nem no site de busca Google o Dia do Índio foi lembrado no totem,

De toda forma, fica aqui a lembrança da data, hoje é o Dia do Índio, ainda me lembro que nos anos 80 algumas vozes surgiam como o início dos movimentos ambientalistas  e uma delas era a Baby Consuelo, ou Baby do Brasil, enfim, ela cantava uma música sobre o Índio, a letra tem o condão de nos fazer refletir, mas atualmente na onda dos politicamente corretos, pensa-se mais na exposição que se terá do que nos ideais defendidos propriamente dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!