terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Procura-se Uma Arca de Noé

A chuva castiga novamente a cidade de São Paulo e o interior paulista. Essa madrugada a chuva desabou na capital e o caos se instalou, não que isso seja efetivamente uma novidade, mas todo ano, no fundo, sempre vem uma esperança que será diferente.

As imagens e fotos falam por si, impossível não se condoer com as perdas mais que materiais, mas de vidas, de histórias de vidas, os dramas se multiplicam.




No interior paulista a coisa não é muito diferente, muitas cidades já foram assoladas pelas chuvas e suas populações contabilizam perdas, contando com a solidariedade de amigos, parentes e estranhos que se mobilizam para repor os danos materiais.

E as vidas que se perdem, essas não serão repostas nem mesmo por indenizações, não há preço que pague a vida humana perdida, histórias que foram interrompidas, futuros que não acontecerão!!!

É triste constatar que anualmente, no verão, as tragédias provocadas pelas inundações, enchentes, etc são um repeteco do que aconteceu no ano anterior.

As cidades sofreram forte ocupação desordenada, o crescimento populacional impulsionado pelo desenvolvimento econômico deixa suas marcas, a falta de educação básica gera a formação excessiva de resíduos descartados de maneira inadequada e assim vai...

O que muitas pessoas ainda não conseguiram assimilar é que seus atos geram conseqüências, que na maioria das vezes afetam sua própria comunidade.

Ações públicas se fazem necessárias sim, mas ações privadas também, cada indivíduo é responsável por seu meio e tem que se conscientizar dessa responsabilidade com urgência.

Enquanto isso...as previsões indicam mais chuvas para a cidade de São Paulo e outras cidades do Estado, ou seja, o caos continuará, com grandes chances de aumentar!!! Então, antes de sair de casa e de viajar pense se realmetne voê precisa fazer essa saída, não se exponha a riscos desnecessários.
 
* Fotos: Folha Online




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!