terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Gente que Faz a Diferença

Algumas pessoas realmente fazem a diferença no mundo e uma delas foi a médica Louise Reiss, que faleceu aos 90 anos na Flórida, EUA.

Ela foi a responsável pelo banimento dos testes com armas nucleares realizados por norte americanos e soviéticos no auge da guerra fria, nos anos 60.

Com dados coletados e analisados sobre a presença de agentes radioativos em dentes de leites de crianças norte americanas, ela demonstrou que os resíduos liberados pela detonação das bombas nucleares se dissipavam pela atmosfera e eram levados por correntes de ar, até retornarem ao solo por meio da chuva, contaminando alimentos.

A pesquisa feita por ela e divulgada na época mobilizou o então presidente norte americano John Kennedy, que negociou com os soviéticos o banimento dos testes.

Essa médica provou que com pesquisa séria e dados confiáveis é possível mudar o rumo da história, uma frase dita por Louise que deveria entrar para o nosso cotidiano é "É possível pressionar governos com dados em vez de retórica”.

Louise se foi, mas deixou sua marca e provavelmente inspirou pessoas a fazerem o mesmo, mostrar que as coisas podem ser diferentes, mesmo que o mundo inteiro entenda que não.

 
 
* Fotos: The New Yok Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!