quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

É do Caralho!!!

Não estranhe o título acima, é isso mesmo que você leu e já vou logo avisando que não estou de mau humor ou xingando alguém, é apenas mais um expressão que tem muito significado e sonoridade ao ser dita, ainda mais em alto e bom som.

Há tempos essa expressão tão usual no nosso vocabulário me intriga, somado a isso circulam na internet variados e-mails sobre a origem da palavra que acabou virando expressão popular.

Fui investigar...

Conforme definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa temos:

“caralho

(origem controversa)

s. m.

1. Cal. Pénis.

interj.

2. Cal. Expressão designativa de admiração, surpresa, espanto, indignação, etc.

Cal. como o caralho: De maneira intensa ou em grande número. = MUITO

Bras. Cal.para ou pra caralho: O mesmo que como o caralho.”


Já conforme o Michaelis on line temos:

“Caralho

ca.ra.lho

sm (lat *caraculu, pequena estaca) ch Pênis, cacete, pica. interj Usada para traduzir indignação ou admiração. Pra caralho, ch: em grande quantidade.”


Na internet rolam vários e-mails muito legais e engraçados sobre a origem da palavra, mas não há confirmação, de toda forma, impossível negar que independente da origem, a expressão ganhou força e é usada nos mais variados tipos de conversa.

Vamos às lendas da internet, mas lembro, não há confirmação de origem...

A versão que mais gostei sobre a expressão é que caralho é nome que se dá ao cesto que fica no mastro das caravelas, sabe aquele cestinho que nos filmes de pirata o cara fica lá em cima se equilibrando para ter maior visão da região?! Pois é, o próprio.

Imagina como o cestinho balança no alto do mastro, é uma área onde, pela localização, se manifesta com muita intensidade o movimento lateral do barco, imagina o enjôo do carinha que fica de castigo lá em cima!!!

A criatividade humana supera qualquer coisa, muito embora o local tivesse a melhor visibilidade da embarcação, era também usado como local de punição.

Com o passar do tempo a expressão foi mudando e ganhando novo contexto, atualmente é usada para designar toda sorte de sentimentos humanos em seus mais variados estados de ânimo.

Tipo assim:

“Isso é legal para caralho”

“Tô chateado para caralho”

“Que caralho é esse?”

E assim vai, podemos não ter certeza quanto à origem da palavra, mas não há dúvidas sobre os diferentes contextos que a expressão alcançou.

Cada um usa o caralho do jeito que entende que melhor traduza seu estado de espírito e ânimo, particularmente acho uma palavra muito sonora, que libera muita energia e o interlocutor entende no ato se o sentido é positivo ou negativo, não há qualquer dubiedade sobre seu significado.

Então é isso, que o seu dia seja bom pra caralho!!!!

2 comentários:

  1. Este artigo realmente foi do caralho!
    Dei altas risadas aqui, e foi bom saber mais sobre a origem do termo. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Bruno, tbm achei do caralho!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!