quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis


Hoje é dia de Reis, mas o que isso significa?


Diz a tradição cristã que 3 homens sábios ao perceberem no céu a presença de um novo astro buscaram saber o seu significado e consultando seus “arquivos” descobriram que era o sinal para o nascimento de Jesus, aquele se seria o Rei de Judá.

Cada um deles deixou suas terras em busca do menino Jesus, chegaram em Canaã e procuraram pelo menino, despertando a ira de Herodes.

Diz a tradição que a busca dos 3 sábios pelo Rei de Judá simboliza o reconhecimento do seu poder, onde os nobres se curvam diante da humildade da realeza Divina de Jesus, submetendo-se aos desígnios de Deus.

Os visitantes trouxeram presentes preciosos na época, nascendo assim a tradição de entrega de presentes, que acontece até hoje no Natal.

Mas em alguns países o dia para a distribuição de presentes é o dia de Reis, ou seja, 6 de janeiro. O evento alastrou-se pela Itália, Portugal e Espanha e viro uma lenda sobre a mulher idosa, chamada Bifana que saia pelas ruas no dia 06 de janeiro distribuindo presentes para as crianças que tinham se comportado bem no ano que acabara.

A lenda se manteve via e forte por muitos anos, mas as tradições francesa e inglesa de distribuição de presentes no Natal acabou crescendo mais e sendo adotada na maior parte do mundo, muito embora ainda tenha força na Espanha.

No dia de Reis come-se o bolo de Reis, uma das versões é feita com frutas cristalizadas e na massa colocam-se pequenas imagens do menino Jesus e quem morder o pedaço com a imagem terá grande sorte.

Outra tradição que marca a data é o desmonte das Natal e demais enfeites usados no Natal, com isso marca-se o fim das comemorações do nascimento de Jesus.

Tradição que é tradição vai sofrendo mutações com o passar dos tempos e em mundo globalizado e capitalista acaba virando motivo de incremento comercial, em São Paulo pode-se encontrar confeitarias que produzem o bolo de Reis especialmente para esta data e os preços nem sempre são tão doces...

O importante é sabermos o que a data significa e a partir daí cada um decide como se comportar, mas que um bolinho cai bem, ah, disso não tenho dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!