sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Adeus ao São Vito

Quem gosta de ir a São Paulo passear pelo centro da cidade e dar uma passadinha no Mercadão, ali na Rua Cantareira, conhece o edifício São Vito, ele foi inaugurado em 1959, com seus 27 andares, 624 apartamentos com área entre 28 e 30 m2, alguns andares chegavam a ter 24 apartamentos.

É quase um monumento, conhecido por seus vários apelidos como "treme-treme" e  "balança, mas não cai", já faz parte da paisagem da Avenida do Estado, mas desde setembro/10 vem sendo demolido e neste fim de semana o trecho entre o viaduto 31 de Março e a Avenida Mercúrio, no domingo, dia 9, das 6 às 18h ficará interditado para continuidade do projeto demolição.

* Foto Eduardo Knapp/Folhapress

Em 2004 a desocupação do edifício aconteceu, lá moravam 477 pessoas, que receberam indenizações no valor de R$ 4.000,00 a R$ 8.000,00. Os inquilinos que lá residiam também foram recompensados, mas com o bolsa aluguel fornecido pela prefeitura.

Confesso que vou sentir falta do espigão na paisagem do Mercadão, mas por outro lado, toda vez que tenho que estacionar por lá penso por que não constroem prédios garagem, tá aí, o projeto pelo menos indica que no local será construído uma garagem subterrânea e um novo prédio que ficará anexo ao Mercadão, onde estarão disponíveis eventos e uma escola de gastronomia.

Nossa, será a nossa Le Cordon Bleu?! Tomara que sim, merecemos algo no mesmo padrão.


Além do São Vito, o edifício Mercúrio também será demolido, os dois prédios foram preparados para, a partir de agora, serem demolidos em conjunto, mas não terá aquela implosão básica, com muita poeira e câmeras de TV registrando tudo?
 
Não, dessa vez não teremos um espetáculo de implosão e por motivos técnicos, o conjunto não possui profundidade suficiente para, digamos assim, aguentar os escombros da brincadeira, ficariam acumulados em uma pilha da altura de um prédio de 20 andares, isso só os restos mortais do São Vito, então será em doses homeopáticas.
 
O material retirado do conjunto em demolição é aproveitado pela prefeitura em obras de pavimentação na periferia, uma ótima demonstração de sustentabilidade.
 
Lá de cima do São Vito vê se a cidade de São Paulo toda majestosa, melhor que isso só do Terraço Itália!!!
 

* Foto Almeida Rocha/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!