quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sobremesa Francesa no Natal

Que tal surpreender no Natal com a apresentação de uma sobremesa tipicamente francesa, mas que agrada muito ao paladar dos brasileiros?

A Baba ao Rum é um doce fácil de preparar, com apresentação que impressiona e paladar magnífico, aproveite o Natal e o fim de ano para colocar em prática seus dotes culinários e agradar amigos e familiares com o carinho no preparo da sobremesa.

Mas atenção, não é uma sobremesa indicada para ceias com muitas pessoas, é mais apropriada para uma reunião ao estilo petit comité.

Encante-se e deleite-se com a Baba ao Rum:


Veja a receita:

Ingredientes:

Para a massa:

100 g de manteiga

raspas de 1/2 limão

250 g de farinha de trigo

25 g de mel

25 g de fermento biológico

1 colher (café) de sal

1 colher (café) de baunilha em pó

8 ovos

Para as forminhas:

25 g de manteiga


Para a calda:

raspas de 1/2 limão

raspas de 1/2 laranja

1 fava de baunilha

1 litro de água

500 g de açúcar

50 g de purê de abacaxi

100 ml de rum

Para a cobertura:

100 g de geleia de damasco

diluída em 100 ml de água

100 a 200 ml de rum



Preparo:
Esta receita deve ser feita em dois tempos: o ideal é deixar passar 48 horas entre as duas etapas de preparo.

Corte a manteiga em pedacinhos e deixe-a em temperatura ambiente. Prepare as raspas de limão.

Na vasilha da batedeira, coloque a farinha de trigo, o mel, o fermento biológico em pedaços, o sal, a baunilha, as raspas de limão e 3 ovos. Deixe bater em velocidade média até que a massa descole da parede da vasilha. Adicione então mais 3 ovos e repita a operação. Quando a massa descolar novamente da vasilha, acrescente os ovos restantes e bata por mais 10 minutos. Sem desligar a batedeira, acrescente a manteiga cortada em pedacinhos. Quando a massa se tornar homogênea (bem líquida), coloque-a em uma vasilha e deixe-a crescer
por 30 minutos em temperatura ambiente.

Unte 8 forminhas. Coloque a massa em um saco de confeitar e preencha as forminhas até a metade. Deixe a massa crescer novamente até que atinja a borda das forminhas.

Pre-aqueça o forno a 200°C, e coloque as forminhas por 15 minutos.

Desenforme quando estiverem frias. Deixe secar por dois dias, para que absorvam melhor a calda.

Prepare a calda: prepare as raspas de limão e laranja, quebre e rale a fava de baunilha. Prepare o purê de abacaxi: bata no processador ou liquidificador cerca de 4 fatias de abacaxi para obter 50 g de purê. Ferva em uma panela a água, as raspas a baunilha e o purê de abacaxi. Ao levantar fervura, adicione o rum e desligue o fogo. Deixe esfriar até 60°C.

Mergulhe um a um os docinhos na calda. Para se certificar de que estão bem embebidos, enfie a ponta de uma faca (que não deverá oferecer resistência).

Ferva em uma panela a geleia de damasco diluída. Regue os doces com o rum e depois pincele-os com a geleia de damasco fervente.

Enfeite os doces com chantili natural, ou aromatizado com canela ou chocolate, e, dependendo da estação, cubra-o com morangos ou amoras inteiras, ou outras frutas em pedaços.

Dica do chef:

Esta receita é mais fácil de fazer no processador, mas pode-se utilizar também o batedor manual.

* Foto divulgação do livro "Larousse da Sobremesa".



2 comentários:

  1. Isto é uma sobremesa de natal francesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por participar e comentar. É uma sobremesa muito comum na França, mas ñ é típica de Natal e festividades de fim de ano, entretanto por sua facilidade e paladar é uma sugestão para o nosso fim de ano. Feliz 2013!!!

      Excluir

Obrigada por comentar!!