terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mais Pérolas Sobre o ENEM

Semana passada discutimos aqui alguns problemas sobre a educação no Brasil e no fim de semana tivemos as provas do ENEM sendo realizadas Brasil a fora. Resultado: tragédia anunciada pelas sucessivas falhas na realização dos exames anteriores.

Sobre o assunto consta na coluna Política & Economia NA REAL do informativo Migalhas de hoje o seguinte comentário dos autores José Marcio Mendonça e Francisco Petros:

"Incompatibilidade

Continuam sem se dar bem o ministério da Educação e o Enem, eles não se entendem embora habitem o mesmo espaço oficial. Neste fim de semana, foi a entrega de um caderno de questões incompleto e com falhas e a distribuição da folha de gabaritos com erros que alertaram sobre a falta de credibilidade do exame. Certamente, a culpa será atribuída à gráfica e não a quem deveria conferir se estava tudo certo. Em 2006, o Enem foi cancelado depois que o Estadão revelou o vazamento da prova. Em 2009, houve erro no gabarito do INEP. No início de 2010, o mesmo INEP divulgou o gabarito errado de quase mil estudantes. Em agosto de 201,0 vazaram dados sigilosos de alunos. E, no entanto, o ministro Fernando Hadad é cotado para permanecer no posto no futuro governo ou ganhar uma nova missão. É um dos queridinhos de Lula e do PT para futuras missões eleitorais em SP. Deve ser a tal de "meritocracia" a que tanto tem aludido a presidente eleita quando fala na formação de sua equipe."
 
A experiência dos últimos exames tem o condão de não conferir credibilidade e confiança na sistemática de avaliação, de forma que as universidades de ponta continuarão a não usar os resultados do ENEM em seus processos de seleção e as que o usam em breve justificarão sua desistência por motivos óbvios.
 
Se ao menos tivessem permitido o uso de lápis e borracha, os estudantes teriam conseguido corrigir os gabaritos erradamente impressos!!! Desculpem-me, não resisti....
 
E viva a Educação Brasileira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!