domingo, 14 de novembro de 2010

Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Dia 14 de novembro foi o dia escolhido pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, doença que cresce a níveis alarmantes, pouco conhecida da população e que traz consequências seríssimas se não tratada adequadamente.

Por isso a prevenção passa a ter papel relevante no cenário mundial, pois aquela velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar aplica-se com perfeição ao diabetes.

Basicamente o diabetes é uma doença onde o pâncreas para ou reduz drasticamente a produção de insulina, de forma que  a glicose ingerida na alimentação e produto das cadeias químicas não sofra seu processo de metabilização pela insulina, elevando-se os níveis de glicose no sangue.

Nem todos os casos são necessários o uso da insulina, o tratamento por remédios via oral e dieta de controle e restrição de ingestão de glicose podem substituir o uso da insulina, mas o médico é quem deve definir o melhor tratamento.

É uma doença muitas vezes silenciosa, seu portador não percebe os efeitos da taxa elevada de glicose, mas pode ser facilmente detectada com exame simples de sangue, aquele velho conhecido exame do furinho do dedo, não dói e pode salvar vidas.

Procure seu médico ou postos de saúde e faça o exame, não custa nada, mas salva sua vida!

É bom lembrar que a doença não atinge apenas adultos, crianças também podem ser vítimas de diabetes e animais também, o importante é fazer os exames com regularidade e ficar atento aos sintomas mais comuns e conhecidos, fadiga, muita sede, perda de peso, perda visual e dificuldade de cicatrização.

Faça sua parte, mantenha uma dieta saudável com a ingestão controlada de glicose e bebidas alcóolicas e faça o exame com regularidade. A sua saúde agradece!

* Foto Getty Image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!