sábado, 23 de outubro de 2010

Salvador Que Poucos Turistas Conhecem

Estamos em Salvador, então a chuva nos acompanhou, mas sabe que foi bom, nas adversidades que exercemos nosso lado mais criativo e nesse caso fomos ao roteiro cultural da cidade, mas cultural mesmo....

A surpresa da viagem foi grata, por meio de um acordo firmado entre o Palacete das Artes Museu Rodin de Salvador e o Museé National Auguste Rodin da França foi possível que o museu brasileiro recebesse 62 obras em gesso do grande mestre, permitindo assim que a população de Salvador e os turistas visitem uma parte do acervo de obras do mestre Rodin.

O Museu fica na Rua da Graça, 284, no bairro da Graça na cidade alta, funciona diariamente, exceto nas segundas-feiras e a entrada é grátis, vale a pena ir visitar e sentar frente a frente com a versão em gesso de O Pensador.

Pena que fotos são proíbidas, mas sorte que na lojinha pude comprar um livro sobre a iniciativa firmada entre os dois museus com foto de todas as obras, um luxo!!

Outra excelente pedida é você ainda no Palacete ir até o Solar Café e apreciar um café expresso, um quiche dos vários maravilhosos que o lugar oferece, o cardápio é bem diversificado, inclusive com opções de almoço, o ambiente é delicioso.

Ainda no mesmo prédio há um prédio anexo que abriga exposições de arte moderna, pudemos apreciar a exposição do artista plástico Tunga, brasileiríssimo que expôs no Louvre a mesma obra que gratuitamente podemos visitar aqui, com direito a assistir um vídeo sobre a obra. A exposição chama-se "À Luz de Dois Mundos" e é muito impressionante ficar decifrando o que o artista quis passar com sua obra.

A chuvinha continuou e fomos a mais dois museus ali pertinho, na avenida Sete de Setembro, 2340, o Museu de Arte da Bahia, que possui um rico acervo com peças de mobiliário dos séculos XVIII e XIX, retratando como se vivia naquela época. A entrada também é franca e além do acervo é possível visitar exposições temporárias, nós vimos Martin Heing com "Teus Heróis - Meus Heróis" uma impressionante exposição com pinturas de retratos que nos convidam a pensar e dialogar com a tela, buscando interpretações pessoais sobre as obras. A exposição fica só até o dia 03 de novembro.

Encerramos o roteiro museus do dia com uma visita ao Museu Carlos Costa Pinto na mesma Aveninda Sete de Setembro, só que no 2490, a entrada tem o preço de R$ 5,00.

É um museu composto pelo acervo pessoal da família de Costa Pinto, onde também é possível ver e entender melhor como viviam os soteropolitanos nos séculos XIX e XX, com mobiliários, jóias, objetos de decoração, etc.

Ainda visitamos a exposição temporária da coleção pessoal de Ludmilla Pomersntzeff com inúmeras peças dos gêmeos Cosme e Damião "A Arte de Celebrar os Gêmeos", oportunidade bastante interessante para entender do que é capaz um colecionador.

Alimentada a alma, fomos atrás de alimento para o corpo....em Itapoã tem o melhor acarajé de Salvador, o de Cira, uma barraca simples, mas que não para nunca de fazer acarajés e bolinhos de estudante, a chuvinha não deu trégua, mas comemos na boa.

O dia só terminou com um excelente jantar no resturante do Chef Beto Pimentel, no bairro Cabula, nada fácil de achar, nem mesmo com GPS, mas como a gastronomia nos motiva, chegamos na Rua Edgard Loureiro, 98B, outra grata surpresa nos esperava no Paraíso Tropical.

O lugar é encantador, mas não vá pensando em luxo, nada disso, a simplicidade é o segredo desse restaurante rodeado por jabuticabeiras, um pomar de onde as frutas são colhidas para serem servidas e fazerem parte de receitas maravilhosas, o atendimento é de primeira, valeu a pena irmos até lá, vejam as fotos que fizemos:

Vamos descrever as delícias, primeira foto o salão decorado com bananeiras, a segunda o prato principal que experimentamos, Grelhado Tropical com camarão, peixe e frutas grelhadas caramelizadas, uma maravilha!!! A terceira, sobremesa de frutas variadas, a cesta é uma cortesia da casa, que você pode saborear no local ou levar para saborear no hotel, muito interessante e saudável.

Nem preciso dizer que foi um dos lugares que mais gostamos, fica como indicação caso vá a Salvador, vá almoçar ou jantar no Paraíso Tropical, você vai adorar o ambiente, os pratos e também vai indicar aos amigos. Visite o site e conheça mais sobre o lugar.

Bom depois disso tudo, voltamos para o hotel para uma boa noite de sono restaurador.