quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nobel de Literatura

O ganhador do Nobel de Literatura esse ano foi um dos meus autores latinos americanos preferidos, o Mario Vargas Llosa, ele é peruano, mas vive há muitos anos na Espanha, país que adotou como seu após sair do Peru onde concorreu com Alberto Fujimore ao cargo de presidente.

Autor de célebres romances, muito engajado politicamente e mente brilhante foi o homenageado desta vez. Foi uma surpresa para o autor e para o público, pois o nome dele nem cogitava estar na lista de indicados e as bolsas de apostas inglesas apontavam outros autores, mas europeus, como os mais cotados para receber o prêmio.

Vargas Llosa é o terceiro latino americano a receber o prêmio de Literatura, seus antecessores foram o colombiano Gabriel Garcia Márquez, em 1982, premiado pelas novelas e brilhantes histórias curtas e em 1990 foi a vez do mexicano Octavio Paz.

Dentro da obra de Vargas Llosa está o "Travessuras de Uma Menina Má", romance muito famoso e lido mundo a fora, obra que recomendo a leitura, mas prepare seu estado de espírito, pois não é um livro tão fácil de ler, pelo menos não no começo, mas vale a pena chegar ao fim.

Gratas supresas a Academia Sueca nos concede com os prêmios de Literatura, vários autores que gosto estão na lista de premiados, Vargas LLosa é merecedor, prêmio que tardou a chegar, mas que valeu a pena esperar.

Parabéns a Vargas Llosa, aguardamos novas publicações!

* Foto:AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!