quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Todo Político É Idiota ?

Em tempos de campanhas eleitorais e eleições não faltam assuntso nas rodinhas do café de qualquer empresa, particularmente apenas ouço, porque se não assisto TV nem para ver um bom filme, quem dirá para ver propaganda eleitoral gratuita, mas há quem faça disso um momento de diversão e relax.

De toda forma, não tem como não saber que tem candidato a deputado federal usando o lema "pior que tá não fica" entre tantos outros. Confesso que me causa um profundo desgosto saber que o país chegou a esse ponto, mas a única coisa que posso fazer é exercer o meu direito de voto com rigor, muito embora os candidatos não colaborem muito.

Deixar a vida correr é até muito interessante, alguns candidatos são impedidos por problemas com a legislação Ficha Limpa, outros se beneficiam dela, outros ainda sofrem as agrugas de falta de saúde às vésperas das eleições, outros mesmo na UTI não largam o osso e a vida vai seguindo o seu ritmo.

Muitas vezes acreditamos que só no Brasil temos candidatos, digamos assim...não convencionais, mas não se engane, o mundo todo sofre dessas mazelas, você sabia  qua na Islândia (país insular situado no Atlântico norte, entre a Noruega e a Groenlândia, que tem superfície de 102.819km2 e limita-se ao norte com o círculo polar ártico) ganhou as eleições para prefeito em 29 de maio/10 um comediante, que começou a vida como faz tudo?

Pois é, Jón Gnarr é um personagem candidato criado pelo cidadão Jón Gunnar Kristinsson (se consegui digitar as consoantes todas nos seus devidos lugares), que foi eleito com 34,7% do votos para prefeito da cidade capital da Islândia, que tem o nome impronunciável de Reykjavík.

Imagina a cena, isso é que é piada de verdade! O cara é muito inteligente e esperto, isso não se pode negar, além de criar o personagem candidato, criou o partido, porque não dá pra ser candidato sem partido, pasmem, o nome do partido é Melhor Partido, isso sim é que é nome, diz tudo, não precisa de explicações, plataforma de governo, projeto de governo e coisas do tipo.

Mas não se assuste, Jón tinha uma plataforma e deve ter agradado seu eleitorado, a final de contas foi eleito. Ele defendia a distribuição de toalhas grátis em todas as 7 piscinas públicas da cidade e colocou em prática a promessa de campanha, isso sim é coisa de primeiro mundo!

Sua vasta plataforma de ideias continha ônibus grátis para estudantes e pobres coitados, tratamento dentário grátis para crianças e pobres ciortados, um parlamento sem drogas até 2020 e um urso polar no minizoológico da cidade, essa parece ser a mais difícil de cumprir!

Como vai o governo dele? Muito bem obrigado, responde Jón, conta com a satisfação de 71% da população da cidade, há quem diga que "Todos os políticos são uns idiotas. Pelo menos Gnarr é um idiota engraçado." Já pensou se essa moda pega aqui no Brasil?! O que será de nós......