quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia Mundial Sem Carro

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro, é uma data simbólica, onde se incentiva o uso de meios de transportes diferentes do convencional uso de carro, a ideia surgiu na França no ano de 1998 com a participação de 35 cidades, mas pegou força e virou moda em 2000.

Atualmente são mais de 2.000 cidades em 40 diferentes países que aderiram à campanha. Já fiz a minha parte, tudo bem que por motivos de força maior, estou trabalhando de casa porque as rodovias de acesso ao meu local de trabalho estão bloqueadas, engarrafadas, etc e tal, com isso fui apenas até a metade do caminho e retornei subversivamente pelo canteiro central da rodovia.

A ideia sem dúvida é boa, mas é muito difícil nas grandes cidades simplesmente não usar o carro, os transportes públicos não são alternativas viáveis no Brasil, muitas cidades grades não possuem metrô, as que possuem são em quantidade insuficiente, quando não apresentam problemas como os de ontem vividos por São Paulo.

Longas distâncias não permitem o uso da bicicleta, tão incentivado na França, além disso nosso clima quente torna a adesão à bicicleta como meio de transporte em uma aventura.

Enfim, o importante é termos consciência que o carro nos tornou dependentes e as alternativas públicas não contribuem para o tratamento do vício.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!