segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Concurso Público É Realmente Isto Que Você Quer?

Hoje está em pauta e até em moda a procura pelo serviço público, com os cursos especializados em concursos públicos, criando uma nova ocupação denominada de concurseiros.

O que atrai este pessoal para a área pública normalmente são os salários oferecidos e principalmente a estabilidade com o qual todos sonham. Apesar destes incentivos, como em qualquer profissão, ser servidor público tem seus altos e baixos. Vamos a algumas constatações:

Primeiro, os salários oferecidos nos concursos não são assim tão generosos quanto à maioria realmente acredita. Existem bons salários, mas em pouquíssimas carreiras, normalmente as fiscais e jurídicas (promotores e Juízes), mas são poucas vagas, concorridíssimas e normalmente nem todas as vagas são preenchidas, além de na hora da posse descobrir que você está indo para um lugar bem distante da sua cidade e família. A não ser que você tenha alguém que lhe possa bancar por muito tempo, você terá que encarar concursos “menos concorridos”, e trabalhar em cidades longe do seu habitat natural.
Em segundo, o serviço público por mais que você queira aprimorar e melhorar tem regras próprias, é altamente engessado, pois para tudo que você vai fazer existe uma norma que deve ser seguida. Se você tenta fazer algo melhor e mais rápido, mesmo na melhor das intenções, corre o risco de carregar um processo administrativo nas costas. Lembre-se da máxima: na Administração só é permito o que está na lei, isto é, se não há lei que diga que você pode fazer algo, mesmo que este algo seja maravilhoso, pode esquecer.

Em terceiro lugar, qual o real motivo de você querer ser funcionário público? Qual sua motivação? Se ela for ganhar bem sem fazer nada, esqueça. Como já dito acima, normalmente os salários não são tão vantajosos assim, você terá que lidar com muitos afazeres sem suporte algum e ainda estar preparado para ouvir todo tipo de graçinhas de amigos e familiares, de como você ganha bem, trabalha pouco, etc..

Por esta e por outras que acontecem muito no serviço público, há pessoas que ficam anos estudando para passar naquele cargo almejado, conheço gente que já está há quase uma década nesta vida e assim que consegue seu sonho, cai na realidade da vida administrativa pública e sua peculiar ordem, acaba desmotivado e se torna mais um servidor, que vai levando e engrossando o rol dos desmotivados no serviço público, manchando mais ainda a já pouca reluzente imagem do servidor junto à sociedade.

Por isso, se você quer realmente se tornar um servido, primeiro faça uma análise profunda de si mesmo e veja se está preparado para anos de estudo, dedicação integral, muita ansiedade, provas mal feitas e que provavelmente frustraram seus esforços todos para passar e depois enfrentar uma realidade que não é bem aquela que você imaginou.

Tá preparado, então venha!!!!


Colaborador Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!