terça-feira, 27 de julho de 2010

Os esportes e o emagrecimento:

Emagrecer é uma tarefa árdua para a maioria das pessoas e exige não apenas um compromentimento com a adoção da dieta adequada, mas também com a mudança geral de hábitos e rotinas.

Incluir a prática de esportes é essencial para quem quer emagracer e mais que isso, manter hábitos saudáveis de vida.

Mas não basta simplesmente sair andando ou correndo, há que se escolher a atividade física que melhor atenda suas necessidades e peculiaridades, a final de contas, a atividade tem que gerar um mínimo de prazer, se não você não se empenhará na sua realização.


Para escolher o esporte ideal você deve ter sempre em mente que a atividade deve colaborar na  queima de gordura e também na manutenção ou aumento da musculatura. O gasto metabólico de qualquer pessoa é proporcional à sua massa muscular, ou seja, quanto mais massa muscular você tiver, mais será seu gasto metabólico

Por outro lado, se você emagrece perdendo músculo, vai diminuir o gasto metabólico basal e tender a recuperar a gordura que foi eliminada.

Por isso é importante escolher um esporte que atenda às 2 necessidades, ou ainda, fazer atividades físicas diferentes que ataquem esses pontos, como por exemplo,  uma atividade aeróbica, com longa duração e sem muita intensidade e outra que ajude mais no desenvolvimento muscular. É o caso, por exemplo, da associação da caminhada e musculação, ou corrida e remo.

Mas lembre-se que qualquer que seja sua escolha, ela só surtirá os efeitos desejados se for adotada como um hábito de vida. É fundamental, portanto, que você sinta prazer no que está fazendo, para que o esporte não acabe apenas como um sacrifício temporário, daqueles que sua força de vontade mantém intacto por 15 dias apenas!

Veja quais são as atividades que mais te dão a sensação de bem estar, se você gosta de dançar, faça dessa atividade uma prática e associe com musculação, os efeitos serão ótimos.

O importante é você identificar a atividade ou o conjunto de atividades que mais te agradam e atendam às suas necessidades e adotá-las religiosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!