segunda-feira, 14 de junho de 2010

Suas Mãos em Foco: Você Passa no Teste?

Já olhou com mais cuidado para as suas mãos? Não, pois deveria, pois é uma parte do corpo que utilizamos muito, estão sempre em evidência, mas nem sempre são tratadas com a atenção que merecem.

As mãos são severamente expostas aos fatores externos, como as lavagens frequentes, os atritos, a exposição contínua ao sol, frio e química dos diversos produtos que utilizamos no cotidiano.

Além disso, o processo intrínseco do envelhecimento também leva a modificações da estrutura da pele, como mudança da textura e consistência da mesma, além do tecido subcutâneo, ou seja, a gordura, que diminui de espessura com o tempo, deixando as mãos mais magras e os tendões ficam mais aparentes.

A orientação dos especialistas é higienizar diariamente as mãos, que deve ser feita com sabonete neutro glicerinado, assim você não corre o risco de provocar alteração da barreira de proteção natural da pele. Após a higienização é ideal usar um hidratante à base de uréia, lanolina e repositores de água, como aquaporine. Para renovar a pele e deixar a textura macia sugere-se ácidos suaves, como os "alfa hidroxi", sendo os mais conhecidos os ácidos glicólico e mandélico.

É indispensável também o uso de fotoprotetores para evitar o fotoenvelhecimento, que provoca o aparecimento de manchas, conhecidas como manchas senis, mas que podem aparecer precocemente em função à exposição excessiva ao sol ou às luzes fluorescentes, aquelas de escritórios e lojas. Para recuperar a uniformidade da cor, sugere-se peelings químicos, realizados em sequência quinzenal. Eles são capazes de clarear gradualmente as manchas.

As manchas mais persistentes podem ser tratadas com laser ou luz intensa pulsada, pois removem o pigmento das camadas mais profundas da pele. Após o procedimento é necessário protegê-las do sol e, no dia-a-dia, usar protetor solar sempre.

No caso da perda de volume, recomenda-se utilizar preenchedores à base de ácido hialurônico que, além de repor o formato "cheinho" das mãos, estimula a produção do colágeno, melhorando a elasticidade da pele. Nestes casos, importante que o profissional use anestésico tópico em creme, o que torna o procedimento confortável.

Portanto, para cada caso, há uma solução e quanto mais cedo começamos a tratar com carinho nossas mãos, mais poderemos mostrá-las sem receio.

Mãos, colo, pescoço e rosto formam o conjunto do seu cartão de visitas, não adianta cuidar de um dos componentes e deixar os outros de lado. Por isso, mantenha ou adquira o hábito de utilizar os serviços de uma manicure regularmente, hidratar não apenas as mãos, mas as unhas também, pois estam sofrem do mesmo jeito com os agentes químicos e externos a que nos expomos diariamente.

Consulte-se regularmente com dermatologista, invista em bons filtros solares, não tenha preguiça de repassar o filtro e usar cremes adequados ao seu tipo de pele e manchas, suas mãos agradecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!