segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sua Pele Merece Esse Cuidado: Água Termal

Com a queda brusca da umidade relativa do ar redobram nossa atenção com a saúde e os cuidados para não desidratarmos, esses cuidados não devem ser apenas com a  ingestão de líquidos, mas também com a hidratação da pele, que sofre horrores com a queda abaixo de 30%.



Os especialisats recomendam que o ideal é não esperar que o clima fique seco ou muito quente para usufruir de seus benefícios da água termal, bastando apenas algumas borrifadas na pele para hidratar, acalmar e até equilibrar o pH da pele.

Isso acontece porque a água termal tem  propriedades terapêuticas e contém nutrientes e oligoelementos de efeito imediato, mesmo após um peeling, queimadura ou outra ação irritante.

Mas o que é a água termal? Para ser denominada como termal a água deve ser pura, subterrânea e enriquecida pelos minerais contidos nas rochas. Ela contém até 2.000 mg de sais minerais provenientes do solo, sendo rica em selênio e zinco. Outra característica do líquido ainda na fonte é a temperatura elevada ( de 37 a 50 graus).

É rica em nutrientes, tem ação calmante, anti-inflamatória, suavizante, antioxidante, cicatrizante e hidratante e ainda renova as células, devido ao gás sulfídrico.



Á água termal é indicada até para as peles mais sensíveis, podendo ser aplicada inclusive nas assaduras de bebês e sem restrições de uso.  Deve ser usada durante o ano todo, pois além de evitar aquele ressecamento característico do inverno, ameniza os males do verão, como queimaduras de sol, sem contar que as borrifadas em dias de calor refrescam muito.

Mas o seu maior benefício é o equilíbrio da hidratação da pele, hidratando as peles mais ressecadas e diminuindo a oleosidade das mais oleosas. O produto, inclusive, auxilia no tratamentos médicos desses dois problema, garantem os especialistas.

Pequisadores afirmam que todos os benefícios estéticos da água termal já foram comprovados cientificamente, mas, para chegar ao consumidor com estas vantagens, o líquido precisa ser extraído por meio de uma tecnologia especial., de forma que não perca sua forma pura e seus nutrientes.


A  água termal é um importante coadjuvante em tratamentos estéticos, sobretudo porque, além de suas propriedades calmantes e minerais, não tem efeitos colaterais.

O produto, além de ser encontrado em spray, também pode estar nas composições de alguns cremes hidratantes faciais e corporais. As empresas têm apostado muito neste componente. A água termal ainda pode reforçar o efeito dos ativos presentes nos cosméticos.

Muitas marcas há tempos usam em sua composição a água termal, os mais antigos são os produtos comercializados pelas marcas francesas famosas como La Roche-Posay, Avène, Biotherm e Vichy, que já podem ser encontrados em drogarias e farmácias de manipulação brasileiras.

Os produtos à base de água termal não são vendidos exatamente “a preço de água”, podem ser bem caros, os mais baratos são os sprays de água termal, mas os cremes e demais cosméticos podem ultrpassar a casa dos R$ 100,00, a justificativa para valores tão altos, é simples: a água utilizada pelo laboratório Avène, na França, por exemplo, leva 40 anos para percorrer o trajeto de 80 quilômetros da nascente até o ponto onde é colhida, na cidade francesa que empresta o nome à empresa. Tá bom pra você?


Durante o percusro da água no subsolo ela não tem contato com a luz , não é contaminada por nenhum tipo de bactéria ou produtos químicos usados no solo. O rigoroso controle de qualidade exige que, na hora da extração, equipamentos retirem a água do subsolo e a encaminhem diretamente para a fábrica em dutos fechados. Se alguma impureza ou um único microorganismo for encontrado, a utilização da água fica suspensa até que dois testes seguidos comprovem sua pureza.

Abaixo conheça algumas das opções que o mercado disponibiliza:




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Algumas dicas de uso:

 
1 - A qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Ela pode, inclusive, ser levada na bolsa, mas atenção, pois apesar de não ter nenhum cuidado específico em relação ao seu armazenamento, deve ser abrigada do calor e da pressão, por estar contida em lata.

2 - Borrife pela manhã, ao acordar. Pode ser antes da maquiagem e de outros cosméticos.

3 - À noite, borrife novamente, após limpar a pele e antes de aplicar outro hidratante.

4 - No verão, deixe o frasco na geladeira para conferir ainda mais refrescância ao aplicar.

5 - Na praia, borrife após ou durante a exposição solar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!