terça-feira, 15 de junho de 2010

Lábios em Evidência Sempre

Os lábios devem ser sempre ponto de atenção, mas no inverno merecem tratamento especial , pois dos carnudos aos finos, eles precisam de proteção redobrada frente às baixas temperaturas que provocam rachaduras e ressecamento.

É bom lembrar que não é apenas uma questão de beleza e estética, mas de boa saúde, pois os especialistas alertam que as pequenas fissuras nos lábios, quando não tratadas, são uma porta aberta para as bactérias, podendo provocar sérias infecções.
Para manter o problema bem longe dos seus lábios basta hidratá-los constantemente. De acordo com os especialistas, vale qualquer tipo de proteção, seja ela feita com gloss, batom ou produtos específicos para hidratação, todos funcionam como tratamento. A manteiga de cacau e a vaselina são mais recomendadas porque oferecem uma hidratação natural e evitam que os lábios percam água para o ambiente.

A hidratação precisa formar um filme protetor que evite a perda de água. Engana-se quem pensa que a saliva é uma boa aliada para proteger os lábios. A saliva contém pequenas enzimas digestivas que podem provocar até dermatite irritativa, então aquele velho hábito de umidecer os lábios com a saliva deve ser abandonado, principalmente no inverno.

A receita quase caseira, muitas vezes ensinada pelas avós, de passar um pouquinho de pomada contra assaduras nos lábios antes de dormir, também ajuda a renovar a pele e prevenir rachaduras. Essa alternativa é sempre recomendada para as pessoas que tomam medicações que provocam secura na boca ou para aqueles que acabam dormindo de boca aberta, que têm dificuldades para respirar pelo nariz, etc.

Mas atenção, as pomadas são feitas para o uso na pele e não em mucosas, por isso se você é daquelas que vai ficar inconscientemente lambendo os lábios durante a noite, evite usar o artifício das pomadas contra assaduras, pois você pode engolir o produto ou ter outras reações adversas.

Hidratar os lábios não tem contra-indicação e deve ser repetido quantas vezes for necessário, fique atenta porque seus lábios sinalizarão o momento preciso para a reaplicação de produtos protetores e hidratantes, não deixe a sensação de boca seca dominar você, aproveite para beber água e cuidar dos lábios.

Lembre-se que a água continua a ser a melhor forma de hidratação de todo o corpo. Nossa pele, cabelos, mucosas, etc refletem nossos hábitos alimentares, por isso beber água é sempre fundamental. Então, além de carregar na sua bolsa ou necessaire um bom hidratante e protetor labial, mantenha ao seu alcance uma garrafa de água.

Se seus lábios estão ressecados, com fissuras ou outros machucados, evite consumir frutas cítricas, pois a acidez do alimento prejudicará a região já afetada e sensibilizada. Outra boa dica é lavar sempre o rosto durante o dia, mas evite usar água quente, mesmo no inverno, não ceda à tentação!!!! A água fria ou morna é muito melhor para nossa pele, inclusive adote a prática de não tomar banhos muito quentes e demorados nesse período de temperaturas baixas, a exposição à água quente provoca o ressecamento da pele como um todo, causando escamamentos, micro fissuras, coceiras, etc.

Dê preferência nesta época do ano aos hidratantes corporais que contenham em sua formulação uréia ou lanolina, eles têm um alto poder de hidratação.

Abaixo elegemos alguns produtos para hidrataçãoe proteção labial, o mercado possui diferentes produtos com os mais variados preços, é só escolher o que melhor se encaixa à sua necessidade.


A La Roche Posay desenvolveu o Ceralip, é uma cera protetora e hidratante dos lábios, que consegue cumprir muito bem o propósito de reter a umidade dos lábios.

 
 
 
 
 
 
 
   

A Natura também tem uma opção para proteger os lábios, a linha Ekos tem a Manteiga Labial de Cacau



Outra opção é a pomada Bepantol, mas esta não é específica para lábios, mas sim para assaduras.


A Nivea tem o protetor Lip Hydra Care, específico para os lábios.

Da marca Granado você encontra o Hidratante Labial, produto também específico para os lábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!