terça-feira, 18 de maio de 2010

Aprenda a Ter Um Comportamento Seguro e Agir Corretamente em Situações de Risco e Perigo

Algumas dicas são sempre importantes e devem ser observadas com atenção e disciplina para evitar ou minimizar nossa exposição a situações de risco e perigo, principalmente em se tratando de MULHERES, que, em tese, são o alvo preferido de ações criminosas.

Vamos mudar essa realidade, aprendendo como nos comportar no dia-a-dia corrido que levamos, mas nada de bancar a Mulher Maravilha, cada uma deve respeitar seus limites.

1. Sequestro Relâmpago: Se um dia você passar por essa experiência e for jogada dentro do porta-malas de um carro, (i)  engula o pânico, respire fundo, mantenha a calma e a frieza. (ii) tente chutar os faróis traseiros até que eles saiam para fora, estique seu braço pelos buracos e gesticule de forma que o motorista que esteja atrás do carro possa te ver e perceber o que está acontecendo, provavelmente o motorista não verá você, mas verá que algo errado está acontecendo.



 2. Por que Mulheres São Alvos Fáceis? (i) a falta de atenção, você DEVE estar consciente de onde você está e do que está acontecendo à sua volta; (ii) linguagem corporal descontraída, evite andar descontraidamente, mantenha sua cabeça erguida, permaneça em posição ereta, jamais tenha uma postura "frágil" e (iii) lugar errado na hora errada,  NÃO ande sozinha em ruas estreitas, nem dirija em bairros mal-afamados à noite, não pare no acostamento para trocar pneus desacompanhada, ligue antes pra sua seguradora e busque um lugar público movimentado, por exemplo.
   
3. Ações Seguras: (i) não deixe pra procurar as chaves do carro quando estiver parada em frente a porta dele, sempre dirija-se ao seu carro com as chaves em punho e esteja pronta e desempedida para abrir a porta do carro com rapidez e agilidade para dar a partida e ir embora; (ii) observe os carros estacionados próximos ao seu, se tiver um carro com uma pessoa do sexo masculino sentado sozinho no assento do carona você fará bem  em voltar para o shopping, ou para o local de trabalho e pedir a um segurança ou policial para acompanhar você até seu carro; (iii) mulheres têm a tendência de entrar em seus carros depois de fazerem compras, refeições, etc. e se sentarem no carro pra fazer anotações em seus talões de cheques, ou escrever alguma lista, ou ainda conferir o ticket de compra. O bandido está sempre observando e esperando a oportunidade surgir para entrar do lado do passageiro, colocar uma arma na sua cabeça e dar as regras do jogo. Você não precisa passar por isso; (iv) não entre no carro e faça várias coisas ao mesmo tempo, primeiro trave as portas e vá embora, não fique ajeitando o cabelo, ou passando batom, ligando pra casa ou coisas do tipo, (v) durante o dia ande sempre de óculos escuros, assim o potencial agressor nunca saberá para onde você esta olhando. e se o está observando, o efeito surpresa fica sob dúvida e (vi) use o celular apenas em lugares seguros 

4. Algumas Dicas de Como Entrar no seu Carro num Estacionamento ou numa Garagem de Estacionamento: (i) esteja consciente e atenta, olhe ao redor, olhe dentro de seu carro, olhe no chão dianteiro e traseiro de seu carro, olhe no chão do lado do passageiro,
e no banco de trás/ (ii) se ao lado da porta do motorista do seu carro, estiver estacionada uma van grande ou uma caminhonete com vidros escuros, de a volta e entre em seu carro pela porta do passageiro.

   

5. Não Tenha Vergonha em Pedir Ajuda: não hesite em pedir ajuda quando se sentir em situação de risco, lembre-se de estar sempre atenta ao seu redor, é melhor estar a salva do estar arrependida.



6. Preferencialmente Use o Elevador: use sempre que possível o elevador ao invés das escadas. Escadarias são lugares horríveis para se estar só, são lugares perfeitos para uma ação criminosa.
 
7. Não Tenha Vergonha em DIzer Não: mulheres são mais prestativas do que os homens, por isso correm mais riscos, não ceda à tentação de emprestar seu celular para um estranho que pede ajuda, se for o caso pergunte o número e faça você a ligação, mantendo distância e isolamentos necessários. Normalmente criminosos inteligentes são de boa aparência, com boa formação e buscam explorar a simpatia da sua potencial vítima.

8. Seja Cuidadosa Sempre!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!